Por que escolher contadores especializados no setor odontológico?

Para se tornar um dentista, é preciso investir em qualificação, trabalhar muito e provar, todos os dias, que você sabe exatamente o que fazer e como ajudar os seus pacientes. O mesmo acontece no setor contábil, onde só é possível exercer a profissão possuindo formação na área, além de registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade). 

Mesmo com tais exigências, contratar um especialista em contabilidade não é uma tarefa complicada. No entanto, o cenário muda quando falamos em contadores especializados no setor odontológico, ou seja, profissionais que conhecem todas as necessidades e dificuldades de consultórios e clínicas.  

No geral, existem diversos motivos para você investir nos serviços de um expert em finanças, como manter as contas do seu negócio equilibradas, gerenciá-las de maneira eficiente e não se preocupar com o controle de despesas e impostos específicos. Vamos conhecer mais alguns deles? Então, continue conosco! 

Afinal, o que um contador faz exatamente? 

Em primeiro lugar, é preciso entender que há uma infinidade de coisas que englobam o serviço prestado por uma contabilidade. Logo, é fundamental que o profissional correto (e com experiência de sobra) cuide de cada uma delas para você. 

Contadores especializados no setor odontológico são responsáveis pelos seguintes pontos: 

  • Tributação; 
  • Controle contábil (para evitar problemas de gestão); 
  • Coleta e análise de dados contábeis; 
  • Reconciliação de possíveis discrepâncias; 
  • Registros precisos sobre a situação financeira da empresa; 
  • Auditoria; 
  • Gestão do negócio; 
  • Perícia e controladoria contábil. 

Muitos profissionais da área ainda cuidam do orçamento ou, ao menos, desempenham um papel bastante ativo em tal processo, oferecendo orientações sobre quanto você pode ou não gastar do seu caixa.  

Resumidamente, o contador é a pessoa encarregada de garantir que absolutamente tudo o que diz respeito ao setor financeiro permaneça em equilíbrio e perfeitamente saudável. 

Motivos para optar por um contador que entende da área odontológica 

Abaixo, listamos alguns dos principais motivos para que você, dentista, invista na contratação de contadores especializados no setor odontológico ao invés de profissionais comuns. Fique de olho! 

  1. Eles possuem maior experiência na área 

Ao escolher um contador que sabe tudo quando o assunto é consultório odontológico, você poderá contar com os serviços de um profissional com todos os conhecimentos gerais, mas com o extra que o seu nicho exige.  

Tal conhecimento é extremamente importante, já que cada setor possui suas próprias exigências financeiras, principalmente no que diz respeito a tributação. Além de maior segurança em cada investimento, você ainda economizará tempo em seus processos internos. E, como bem sabemos, tempo é dinheiro! 

  1. Você poderá compreender melhor como a sua clínica funciona 

Além do serviço prestado para a sua clínica ou consultório, contadores especializados no setor odontológico ainda lhe ajudam a entender, de maneira completa, como o seu negócio realmente funciona.  

Claro, nem toda empresa de área é igual. Mas, isso não é problema para eles. A princípio, tais profissionais identificarão suas necessidades com base na sua movimentação financeira, indicando os melhores caminhos e soluções para o seu caso.  

Quando um contador entende o modus operandi de seu cliente, ele poderá oferecer suporte e consultoria certeiros, estrategicamente pensados e elaborados para ele. 

Lembre-se que a contabilidade não envolve apenas números, mas também a análise de como cada empreendimento funciona, quão eficiente ele é no dia a dia e como as decisões sobre gastos e investimentos são tomadas. 

  1. Eles possuem contatos estratégicos 

Muitas vezes, ter bons contatos pode ser fundamental para o seu negócio. Logo, ao contratar contadores especializados no setor odontológico, você não estará fechando apenas um contrato de prestação de serviço, mas também recebendo todas as vantagens ligadas a essa parceria. 

O motivo? Contabilistas que trabalham há anos no setor possuem dezenas de contatos importantes, afinal, é provável que em diversos momentos eles tenham enfrentado situações em que foi preciso procurar a ajuda de terceiros. 

Em muitos casos, eles podem conhecer pessoas capazes de ajudar a sua empresa das mais variadas formas, seja com marketing, questões fiscais ou até mesmo no fornecimento de materiais. 

Por fim, você pode usar esses contatos apresentados pelo seu contador para fazer crescer o seu negócio com maior segurança e de forma mais assertiva, correndo riscos menores de errar na hora de contratar outros profissionais.   

  1. Você pode tirar todas as suas dúvidas  

Tenha uma coisa em mente: você muito provavelmente dependerá do seu contador para quase tudo que diz respeito ao financeiro do seu negócio. Claro, sempre que falamos em dinheiro, surgem dezenas de dúvidas, afinal, não é tarefa fácil entender seu fluxo. 

Entretanto, contratar contadores especializados no setor odontológico lhe deixará mais despreocupado e confiante com o assunto. Isso porque, eles estarão em posição de mentoria, graças à sua experiência prestando serviços a diversos dentistas. 

Você deseja trabalhar com pessoas capazes de oferecer as respostas certas sempre que uma dúvida surgir? Então, saiba que isso só é possível através de especialistas que entendem os problemas relacionados ao seu consultório.  

Tenha mais paz de espírito ao gerenciar o seu consultório odontológico! 

Por fim, você deve se lembrar de um ponto de extrema importância: você terá mais tranquilidade e paz de espírito ao contratar um profissional com o tipo certo de conhecimento contábil, ou seja, o voltado para o seu setor. 

Essa escolha garantirá que você foque em outros aspectos do seu negócio, como o aperfeiçoamento técnico, um excelente atendimento e um relacionamento mais estreito com os seus pacientes, já que a segurança do seu caixa estará nas mãos de especialistas. 

No final das contas, optar por contadores especializados no setor odontológico pode fazer uma enorme diferença para o sucesso da sua clínica, já que nenhum passo será dado sem que haja alguém que entenda do assunto por trás, lhe auxiliando no que for preciso. 

Ainda dá tempo de encontrar contadores preparados para ajudar a sua empresa de odontologia em 2022. Quer saber como fazer isso? Então, entre em contato conosco agora mesmo! 

E se você gostou desse conteúdo exclusivo, aproveite para conhecer o blog da Escritax! Por lá, você encontra artigos, dicas e informações incríveis sobre o universo contábil e da saúde! 

1 comentário em “Por que escolher contadores especializados no setor odontológico?”

  1. Pingback: Imposto de renda para dentistas – Blog Escritax

Comentários encerrados.

Rolar para cima