fbpx

5 Dicas de como obter crédito para abrir um consultório

Sejamos honestos, para abrir um consultório é necessário mais do que apenas força de vontade e amor pela profissão. É preciso ter um pilar fundamental e primário para o futuro do negócio: apoio econômico. 

Infelizmente, muita gente ainda pensa que é obrigatório fazer um esforço fora do normal para conseguir esse apoio, o que resulta em frustração e um certo “abandono” de tal sonho. Mas, a verdade é que é possível alcançá-lo de maneiras cada vez mais simples e seguras. 

Portanto, que tal aprendermos hoje, com algumas dicas, como obter crédito para dar aquele start que faltava na sua empresa da área da saúde? Se você gostou da ideia é só continuar com a gente por mais alguns minutos. Vamos lá! 

Por que você pode precisar obter crédito para abrir um consultório? 

A primeira pergunta que você deve fazer é “por que eu preciso obter crédito extra para abrir meu próprio consultório?”. Bem, a resposta pode parecer óbvia, mas ainda é uma boa ideia esclarecer os motivos, especialmente se você está no começa da carreira. 

Aliás, é muito provável que você tenha que responder essa mesma pergunta para o seu gerente do banco quando for em busca de financiamento. Logo, aqui estão razões comuns pelas quais você pode precisar de crédito para iniciar seu próprio negócio na área da saúde: 

Custos de abertura da empresa 

Isso inclui aluguel do consultório, reformas, equipamentos profissionais, equipamentos tecnológicos (computador, impressora e copiadora), móveis e suprimentos básicos. 

Despesas diárias

Aqui, estamos falando sobre custos operacionais diários, como material de escritório, manutenção, limpeza e até mesmo os seus gastos com deslocamento e alimentação até o consultório. 

Contratações

Ainda que o seu consultório seja pequeno, por vezes é necessário investir na contratação de funcionários para lhe auxiliar, como secretária e pessoal da limpeza. 

Principais vantagens de obter crédito para o seu novo negócio 

O medo de contrair dívidas ou comprometer-se financeiramente com certas instituições financeiras, por um período de tempo, são algumas das principais razões pelas quais muitos empreendedores da área da saúde decidem não obter crédito como uma maneira de apoio financeiro para o seu negócio. 

No entanto, a verdade é que esse tipo de crédito se tornou a melhor maneira de elaborar um plano para a sua empresa, projetando ideias para o futuro e tirando do papel uma série de projetos. Além disso, essa modalidade de empréstimo pode fornecer certas vantagens, como: 

Modernização

Com um crédito a mais você pode começar o seu negócio com o pé direito e alcançando públicos bastante específicos. Isso porque, é possível utilizar este valor para investir em equipamentos novos e mais modernos, que podem se tornar um diferencial paga o seu consultório. 

Histórico de crédito

Além de proporcionar um benefício imediato ao empreendedor, conseguir um financiamento comercial também é a melhor maneira de começar com um histórico de crédito. Esse tipo de registro financeiro ajudará você a continuar obtendo mais apoios financeiros no futuro. 

Fluxo de caixa

De modo geral, podemos dizer que uma empresa com um bom fluxo de caixa é um negócio economicamente saudável. A obtenção de crédito comercial pode ajudá-lo a otimizar esse processo e manter essa área de seus negócios em constante movimento. 

Aprendendo a obter crédito para o seu negócio

Muitas vezes, os planos de abrir um consultório podem ser limitados por falta de capital. No entanto, para realizá-los, podemos solicitar crédito a uma instituição financeira.  

Claro, a solicitação por si só não garante que você irá obter tal crédito. Por isso, preparamos algumas dicas que podem lhe ajudar a conseguir uma aprovação mais rápida. Confira! 

1. Seja honesto com relação aos seus demonstrativos financeiros 

Antes de pedir crédito ao banco, a primeira coisa que você deve fazer é analisar objetivamente sua situação financeira. Saber detalhadamente o relacionamento de suas receitas e despesas mensais mostrará qual é a sua verdadeira capacidade de dívida. 

Por outro lado, com esta análise, você poderá determinar se está preso a despesas desnecessárias que pode eliminar, melhorando sua saúde financeira. 

2. Certifique-se de solicitar somente o que é necessário 

Às vezes, muitas pessoas são tentadas a solicitar crédito acima do valor necessário. Se você está pensando em obter um crédito, você deve se fazer algumas perguntas como: eu realmente preciso disso? Qual é a quantidade de dinheiro que eu preciso para o meu objetivo atual? 

Desta forma, você evitará contratar uma dívida desnecessária que pode comprometer sua saúde financeira a longo prazo. 

3. Estabeleça um período de amortização de acordo com a sua capacidade 

Depois de saber quanto dinheiro você realmente precisa, é hora de calcular em quanto tempo você poderá devolvê-lo.  

Se você solicitar um crédito de longo prazo, suas taxas serão mais baixas, mas você acabará pagando mais pelos juros acumulados. Se o crédito for de curto prazo, em pouco tempo você acabará com a sua dívida, pagando menos juros, mas suas taxas serão consideravelmente altas.  

Ao analisar sua situação financeira e seu plano de negócio, você precisa ter a capacidade de entender a sua dívida claramente, estabelecendo um período de amortização

4. Analise mais de uma opção na hora de tentar obter crédito

Como sabemos, cada instituição financeira oferece diferentes planos e ferramentas de crédito. O ideal é comparar todas as opções disponíveis no mercado, com o objetivo de escolher a que oferece as maiores vantagens para o seu negócio. 

5. Atenda às condições de crédito solicitadas pela instituição financeira 

Depois que seu crédito é aprovado, é muito importante que você cumpra com os pagamentos e condições que aceitou. Lembre-se de que o seu histórico de crédito é uma das coisas que as instituições financeiras levarão em consideração quando você precisar de empréstimos futuros. 

Depois de obter crédito, é hora de aprender a gerenciá-lo! 

Se você pensou que a parte mais difícil era obter crédito, saiba que isso é apenas o começo. O motivo? É fundamental saber como gerenciar esse crédito de maneira inteligente. Para fazer isso, confira algumas dicas: 

  • Primeiro, cubra os objetivos para os quais você solicitou o crédito; 
  • Crie um plano de pagamento de acordo com o seu faturamento; 
  • Se sobrar algo, invista em tecnologia ou outro tipo de ferramenta que permita que o seu negócio cresça; 
  • Não gaste o crédito com despesas pessoais. 

Precisando de ajuda para equilibrar as finanças do seu negócio e fazê-lo crescer? Então, conte com o time da Escritax para lhe auxiliar. É só chamar a gente no WhatsApp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *