Como se tornar um médico empreendedor?

Com todos os anos de dedicação e aprimoramento necessários para se formar em medicina, é fácil nos esquecermos de que muitos profissionais da área, além de cuidarem da saúde de seus pacientes, também precisam ser gerentes de seus próprios negócios (ainda que não tenham estudado para isso). É nessa hora que entra em cena a figura do médico empreendedor

Embora muitas pessoas acreditem que um médico deva atuar somente com atendimentos, o mercado tende a discordar. Em constante evolução, muitos dos profissionais de hoje vão além de seus diplomas e desejam, acima de tudo, se tornarem ótimos gestores.  

Neste artigo, veremos como a medicina e o empreendedorismo podem andar de mãos dadas. Além disso, você descobrirá como é possível gerenciar com excelência uma empresa, sem perder o foco na sua área de formação. Fique conosco! 

O que ser um empreendedor significa?

De maneira bastante resumida, podemos dizer que um empreendedor é qualquer pessoa que inicia um negócio com o objetivo de lucrar ou de fazer a diferença na sociedade. Muitas vezes, estes dois pontos podem caminhar juntos, inclusive! 

Quem costuma empreender também apresenta algumas características marcantes, como a capacidade de assumir riscos, a aptidão para criar e aproveitar novas oportunidades, e uma enorme habilidade para explorar setores diferentes do seu.  

O que faz um profissional se tornar um médico empreendedor?

Milhares de empresas são idealizadas todos os anos. Algumas, infelizmente, nunca chegam a sair do papel. Há as que crescem lentamente, enquanto outras acabam simplesmente dando errado e fechando as portas.  

O crescimento, aliás, não é uma característica apenas de empresas. Na verdade, qualquer profissional pode crescer com base em seu número de pacientes ou em suas especializações. Logo, o objetivo de um negócio deve ser maior que isso.  

Um médico empreendedor costuma se aventurar nos negócios para ter uma vida independente, onde não precise responder a ninguém. Desta maneira, ele consegue explorar ao máximo sua criatividade, trabalhar segundo os seus próprios termos e deixar um forte legado, impactando positivamente a vida das pessoas.  

Tudo o que você precisa saber para se tornar um médico empreendedor

No geral, podemos afirmar que empreender não é uma “receita de bolo”. Ou seja, você pode trilhar caminhos diferentes dos demais e ainda assim alcançar o sucesso. No entanto, existem alguns passos imprescindíveis para se tornar um médico empreendedor. Vamos descobrir mais sobre eles abaixo.

Conheça o seu público

Antes de se aventurar em um mar de empresas, é preciso entender do que o mercado precisa. Só assim é possível aproveitar cada oportunidade ao máximo. A saúde, por exemplo, é um campo vasto e, somente através de uma boa pesquisa de mercado os médicos que desejam empreender podem encontrar seu nicho de forma precisa.  

A melhor maneira de fazer isso é entendendo onde está a maior brecha. Ou seja, o que os pacientes procuram, mas não encontram. Aqui, vale a pena ressaltar, não estamos falando apenas em serviços, mas também em qualidade de atendimento e valores.

Tenha um plano de negócios 

Ter um plano de ação para tudo na vida é fundamental, definitivamente! Claro, para empreender não seria diferente. Se você não sabe por onde começar, tente fazer um esboço com os seguintes pontos: 

  • Informações da empresa: nome, endereço, telefone e sócios (caso existam); 
  • Sobre: seus objetivos, missão, visão, valores e um pequeno resumo institucional; 
  • Histórico de negócios: o que a sua empresa faz (fará), quais necessidades do mercado ela satisfaz, no que ela se destaca, quando surgiu e quais seus objetivos; 
  • Seu produto: especifique tudo o que você oferece. Não esqueça de adicionar especificidades; 
  • Mercado: indique seu público-alvo, quem é seu paciente típico, onde ele mora e quais seus hábitos; 
  • Estratégias: descreva como você pretende atrair mais pacientes/clientes; 
  • Concorrência: descubra quem oferece serviços semelhantes na mesma região ou quem pode “bater de frente” com o seu negócio; 
  • Finanças: quanto você pode ou pretende investir, e em quanto tempo. 

Acredite, com essas informações em mãos, você já deu um enorme passo rumo ao empreendedorismo e ao sucesso da sua empresa. 

Entenda que responsabilidade social é tão importante quanto rentabilidade 

De fato, um dos maiores dilemas morais enfrentados por médicos empreendedores é como obter lucro sem perder a responsabilidade social que a área demanda.  

Enquanto uma parcela da população pode utilizar serviços de saúde de altíssima qualidade, há quem precise esperar meses para fazer um simples exame. Por isso, que tal usar da sua experiência e disposição para se associar a ONGs e realizar trabalho voluntário?  

Você ganha, a sociedade ganha. 

Inove-se!

Em um mundo em constante mudança, a inovação é a chave para o sucesso de qualquer empreendimento, inclusive na medicina. Por isso, procure estar à frente em todos os aspectos possíveis, investindo em: 

  • Telemedicina
  • Registros eletrônicos de consultas e exames; 
  • Novos equipamentos; 
  • Marketing digital. 

O campo tecnológico é amplo e pode ser utilizado das mais diversas formas. Use isso a seu favor! 

Conheça seus pontos fortes

Um médico empreendedor é movido a desafios. Por isso, é fundamental estabelecer algumas metas para si e para a sua empresa, trabalhando para alcançá-las em um curto espaço de tempo. No entanto, para garantir que elas sejam cumpridas, é preciso utilizar certas estratégias, como focar nos seus pontos fortes.  

Quando você trabalha em algo que já conhece e que possui aptidão, além de oferecer um serviço de melhor qualidade, é possível encurtar o caminho para o sucesso.  

Todo médico empreendedor precisa de bons profissionais ao seu lado

Por fim, lembre-se que é extremamente importante ter ao seu lado profissionais experientes, que possam lhe oferecer suporte contábil a qualquer momento. Empreender nem sempre é uma tarefa fácil, mas pode ser mais simples do que você imagina. Basta buscar ajuda para cuidar da sua saúde financeira, monitorar seu caixa e garantir que tudo esteja dentro do planejado. 

Só assim é possível crescer de forma efetiva e sem surpresas pelo caminho! 

Precisando de ajuda para empreender na medicina? Então, não perca tempo e entre em contato com os especialistas da Escritax. Estamos prontos para lhe auxiliar no que for preciso! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima