Gerencie as finanças da sua clínica e cresça ainda mais em 2022!

Não há dúvidas, toda e qualquer empresa existe com o objetivo de ganhar dinheiro e, consequentemente, crescer. Mas, como fazer isso de uma maneira eficiente para o próximo ano? A resposta é simples: aposte em uma boa gestão financeira! 

Colocar suas contas em ordem por meio de um orçamento inteligente e preciso, uma análise certeira do fluxo de caixa e da ajuda de profissionais de contabilidade, é uma ação poderosa para melhorar e mudar os rumos do seu negócio, seja ele uma clínica ou um consultório médico.  

Quando a sua empresa é eficaz nesse ponto, você pode finalmente focar no que mais importa, ou seja, conquistar novos pacientes e firmar seu nome na área. Ficou interessado no assunto? Então, tire alguns minutos para ler este conteúdo e gerencie as finanças do seu empreendimento de modo ágil, para começar 2022 com o pé direito! 

Compreenda o seu negócio e tenha objetivos claros 

Você pode amar o que faz e fazê-lo muito bem. No entanto, isso não é o suficiente para que o seu negócio cresça. Tenha isso em mente e você já terá andado metade do caminho na busca pelo sucesso do seu consultório em 2022, ok? 

Essencialmente, é preciso entender que procurar ajuda especializada em finanças é um passo importante para desbloquear todo o potencial da sua empresa. Afinal, com ela é possível criar orçamentos precisos para tomar decisões certeiras com o seu dinheiro, o que gera não apenas um crescimento estável, mas também consistente.  

Além disso, saiba identificar quando você estiver sobrecarregado demais com as tarefas do dia a dia para olhar de forma objetiva para o seu trabalho. Quando isso acontecer, é sinal de que você precisa do auxílio de profissionais para lhe “assessorar” quanto aos seus objetivos.  

Ainda que você gerencie as finanças adequadamente, nem tudo pode sair como o planejado. Isso porque, cada negócio é único e, no geral, não existe uma receita que todo empreendedor deva aplicar para ter êxito.  

Logo, um especialista irá lhe ajudar a: 

  • Eliminar as redundâncias no orçamento; 
  • Atingir suas metas de lucro para o próximo ano; 
  • Melhorar e aumentar o retorno de seus investimentos; 
  • Fazer previsões com base no histórico financeiro; 
  • Analisar os resultados; 
  • Revisar sua contabilidade geral. 

Como melhorar o gerenciamento de finanças pode beneficiar o seu negócio?

Independentemente da sua especialidade médica, existem três pontos importantes que você precisa compreender: 

  1. Saber como ganhar dinheiro não significa saber administrá-lo 

Controlar tudo o que entra e sai do caixa do seu consultório requer disciplina e foco em escolhas conscientes. Sabemos que, em muitos casos, é difícil monitorar sozinho a quantidade de dinheiro que há disponível ou o método de pagamento usado pelos pacientes, por exemplo. 

Entretanto, é necessário manter essas informações atualizadas. Afinal, quando surgir a oportunidade de realizar uma compra de equipamentos ou quando for preciso negociar pendencias, dificilmente você poderá parar para analisar as suas finanças.  

  1. Boas escolhas resultam em crescimento 

Antes de mais nada, tenha em mente que uma série de boas decisões significam sucesso em 2022.  Se essas decisões forem centradas em dados e informações concretas, elas criarão um impacto positivo no caixa do seu consultório de forma rápida, fortalecendo o negócio.  

Por exemplo, realizar um empréstimo pode ser uma boa maneira de crescer e expandir a sua empresa. No entanto, esse mesmo empréstimo pode afundá-la de vez caso você não conheça a sua capacidade de pagá-lo. 

Portanto, gerencie as finanças de maneira inteligente e esteja pronto para fazer as melhores escolhas! 

  1. Meça seu desempenho, defina suas metas e otimize seu negócio 

É indispensável medir os números e resultados semanais, mensais, trimestrais e anuais do seu consultório. O motivo? Mesmo com todo o planejamento, você pode ser surpreendido por problemas ocasionais ao longo do caminho e é preciso ter planos bem definidos para fugir dessas situações.  

Na dúvida, conte com a ajuda de um profissional que entenda do assunto para lhe auxiliar. 

Dicas práticas para fazer o seu consultório crescer ainda mais em 2022 

Em um consultório médico, todo crescimento está diretamente relacionado ao número de pacientes. Em outras palavras, gerencie as finanças do seu negócio, mas foque também no material humano em suas mãos.  

Abaixo, listamos algumas dicas simples e bastante práticas para facilitar a sua vida quando o assunto é conseguir mais clientes. Acompanhe: 

  • Saiba quem são os seus clientes: conhecer o seu público significa compreender as suas necessidades, ou seja, saber exatamente do que ele precisa. Assim, é possível personalizar o seu negócio, oferecendo pacotes, planos e até mesmo diferentes formas de pagamento; 
  • O atendimento é primordial: para ganhar seus pacientes, é preciso se lembrar que eles são a peça fundamental para o crescimento da sua empresa. Por isso, foque em um excelente atendimento desde o contato telefônico até o retorno ao consultório; 
  • Busque novos meios de fidelização: o seu paciente precisa do seu serviço, é verdade. No entanto, ele possui uma variedade de outros profissionais disponíveis para se consultar. O que fará ele pensar em você sempre que necessário? Contato frequente. Para tal, invista em e-mail marketing e em uma forte presença nas redes sociais. Claro, isso só será possível caso você gerencie as finanças do consultório e consiga separar valores específicos para tal finalidade; 
  • Seja ativo na sua comunidade: ofereça palestras em escolas, universidades, casas de repouso e até mesmo em empresas. Mesmo que você não receba nada por isso em um primeiro momento, logo seu nome será conhecido e você verá o fluxo de caixa mudar como consequência; 
  • Anote o que realmente funciona: e repita as estratégias. Afinal, nada melhor do que experiência para lhe ajudar a conhecer seus pacientes e descobrir o que eles procuram ao visitarem um médico; 
  • Conte com a ajuda de um contador especializado: contadores que entendem da área da saúde são uma estratégia incrível para o sucesso do seu negócio. Lembre-se que cada setor possui suas próprias necessidades e obrigações financeiras. Logo, saber cada uma delas torna tudo mais simples e permite que você foque no que mais importa. 

Pronto para começar 2022 com as melhores estratégias para ver o seu consultório expandir?  

Para mais informações e dicas, não perca tempo e visite o blog da Escritax. Em caso de dúvidas, aproveite também para entrar em contato com os nossos especialistas, combinado? 

1 comentário em “Gerencie as finanças da sua clínica e cresça ainda mais em 2022!”

  1. Pingback: Organização financeira para nutricionistas – Blog Escritax

Comentários encerrados.

Rolar para cima