Porque os médicos precisam de contabilidade

A contabilidade é um fator extremamente fundamental e importante para qualquer tipo de empresa, seja ela de qual segmento for. Sendo assim, saiba agora mesmo porque os médicos precisam de contabilidade.

Podemos fazer uma analogia que, o contador é importante para o médico assim como o médico é importante para os seus pacientes. Pois, de certa forma, o contador irá cuidar para manter a saúde das finanças de um consultório. 

No entanto, ainda existem diversos profissionais da área com dúvidas se realmente é necessário contratar um contador para cuidar das finanças. Para saber porque os médicos precisam de contabilidade. 

A importância da contabilidade para os médicos

O contador além de cuidar para a legalização de um consultório médico, cumprindo corretamente todas as obrigações cabíveis ao segmento escolhido, ele também pode e deve auxiliar o profissional nas questões das tributações, gestão de processos, gestão de pessoas, e consequentemente gestão financeira.

Para a abertura de uma empresa, existem diversas exigências legais para serem cumpridas, sendo assim, para que seja feita uma abertura de consultório médico são importantes algumas normas, mesmo que o médico escolha por trabalhar como pessoa física. 

  • Registro CNPJ
  • Matrícula CAE CPF (no caso de pessoa física)
  • Registro na Junta Comercial ou no Cartório
  • Alvará Municipal 
  • Alvará Sanitário
  • Registro do Conselho Regional de Medicina

Após a abertura do consultório ou da regularização como pessoa física, o médico vai ser assessorado pelo seu contador para que seja feito o cumprimento de algumas obrigações que poderão acarretar penalidades e algumas multas. Veja quais são:

  • Apuração de Impostos (Simples Nacional, COFINS, PIS, IRPJ, CSL, etc.)
  • Processar a folha de pagamento de outros funcionários
  • Entrega de algumas obrigações acessórias 
  • Entrega do Imposto De Renda – Pessoa Física
  • Contabilizar as despesas
  • Escrituração 

Administração Financeira e Impostos para os médicos

Talvez esse seja o papel mais importante em se contratar um contato, ainda mais se tratando da área médica, no sentido de que a contabilidade feita de maneira correta irá ajudar muito o profissional da medicina, orientando a melhor forma de pagar os impostos. 

Esse processo de optar a melhor forma de pagar impostos, começa desde o simples fato de você escolher abrir o consultório como pessoa física ou como pessoa jurídica. 

O contador de acordo com o estudo tributário, vai identificar qual será a melhor maneira para tributar o médico profissional. Fazendo análises, como também utilizando as despesas do livro caixa na pessoa física, até encontrar a melhor forma de tributação. 

Essa tributação pode ser lucro presumido, simples, LTDA, sociedade simples ou EIRELI, essa definição da empresa, nesse caso, do consultório vai fazer bastante diferença na apuração de ISS.

Essas definições acima são fundamentais para que não haja erros de indivíduos impostos a serem pagos, e utilizando uma contabilidade especializada em segmentos médicos, com certeza vai melhorar os resultados financeiros e diminuir os impostos a serem pagos.

Controle Financeiro

O contador consegue auxiliar o profissional médico na questão do controle financeiro de seu consultório, ajudando-o a ter uma visão mais ampla e melhor de seu negócio, e também controlando melhor as despesas e, dessa forma melhorando os seus resultados. 

Um fato bastante comum é o médico misturar as suas finanças pessoais com as despesas do consultório, no entanto, esse ato é ilegal. Com uma boa gestão de contabilidade, vai ser fácil separar as despesas e fazer a contabilização correta. 

Terceirizar as atividades financeiras de um consultório médico é um trabalho que a contabilidade pode ser mais vantajoso para médicos empresários, trazendo algumas informações específicas para melhorar a certeza nas tomadas de decisões.

Podemos afirmar que o médico não precisa de fato de um contador, no entanto, se ele tem o intuito de melhorar os resultados que obtém em seu consultório, a presença desse profissional é indispensável. 

2 comentários em “Porque os médicos precisam de contabilidade”

  1. Pingback: Como retirar dinheiro dos lucros do seu consultório de maneira inteligente? – Blog Escritax

  2. Pingback: Gerencie as finanças da sua clínica e cresça ainda mais em 2022! – Blog Escritax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima