Planejamento tributário para nutricionistas

Planejar a vida tributária de uma clínica de nutrição não é nada fácil! Isso porque o profissional da nutrição é um profundo especialista em alimentação e seu trabalho exige que se empenhe ao máximo no atendimento aos seus clientes, não sendo sua área de atuação o conhecimento das exigências legais e fiscais que envolvem uma clínica. Veja tudo sobre planejamento tributário para nutricionistas.

Pode ser que o nutricionista, assim como alguns outros prestadores de serviços, opte por realizar sozinho o planejamento tributário para nutricionistas, assim como a gestão fiscal de suas clínicas, mas, em geral, isso não é feito porque exigiria um tempo e demandas de estudo que impossibilitaram a gestão técnica da clínica.

O ideal é que o nutricionista busque informações sobre as demandas contábeis de sua clínica e realize o planejamento contábil assessorado por um escritório competente de contabilidade!

O que é planejamento tributário

O planejamento tributário para nutricionistas não envolve somente saber a quantidade de impostos e encargos que determinado profissional terá que recolher ou ter noção mais exata das condições financeiras de uma clínica.

Planejamento tributário é principalmente uma série de procedimentos legais que permitem que a carga tributária seja menor.

Como todos sabem, o Brasil é um dos países que mais sobrecarrega prestadores de serviços e donos de pequenas e médias empresas com encargos de diversos tipos, especialmente impostos e taxas, além de outras obrigações fiscais e encargos trabalhistas.

Todo esse planejamento tributário para nutricionistas envolve conhecimentos muito específicos sobre a área contábil, tributária e financeira, mas também pode ser o definidor do sucesso financeiro de uma clínica particular.

Mesmo quando a clínica faz a opção de recolhimento de tributos através do Simples Nacional, ainda assim podem haver diversas dúvidas sobre como ocorre o recolhimento e sobre as outras obrigações legais, como escrituração contábil, por exemplo.

Como pode ser feito o planejamento tributário

O planejamento tributário envolve, portanto, ter planejada a forma de tributação a que estará sujeita a clínica e estabelecer uma gestão eficiente do pagamento dos tributos dos quais nenhum profissional que trabalhe legalmente escapa, mas que podem ser bastante aliviados com uma assessoria competente!

Há profissionais especializados em estudar as formas de diminuir o impacto e a quantidade de impostos pagos por diversos tipos de empresa, entre elas as clínicas de nutrição, que estão elencadas entre as prestações de serviço no segmento da saúde.

A gestão dos recursos humanos, de estoques para os casos de profissionais que trabalham também com vendas de produtos nas clínicas também faz parte do planejamento tributário.

Duas categorias principais envolvem esse tipo de planejamento. São elas:

  • Operacional

O planejamento operacional implica que a clínica precisa cumprir com todas as suas obrigações legais. Parece óbvio, mas mesmo quem nunca planejou sonegar nenhum tipo de imposto pode se enroscar na burocracia e, sem nem imaginar, ter problemas legais para manter sua clínica ativa.

O planejamento tributário para nutricionistas no quesito operacional trata da carga tributária dentro dos prazos legalmente previstos e da escrituração contábil obrigatória das clínicas. Esse tipo de tarefa, embora seja orientada por contadores, será efetivamente realizada pela clínica, como registros e pagamentos.

  • Estratégico

O planejamento estratégico é o mais interessante quando estamos tratando de clínicas de nutricionistas. Isso porque é através desse tipo de planejamento que se pode optar por regimes mais interessantes de enquadramento que não sobrecarregue a clínica com tributos.

Conhecer as particularidades fiscais de determinados segmentos, como a prestação de serviços de saúde é fundamental para realizar esse tipo de planejamento.

Dessa forma, planejar estrategicamente o regime de tributos e outras especificidades que envolvem a clínica é um diferencial imenso que coloca o profissional em destaque em relação à organização e funcionalidade de sua clínica, sendo essencial para o planejamento tributário para nutricionistas.

A ideia é sempre contar com assessoria contábil realizada por empresas que estejam dispostas a estudar, conhecer as especificidades que envolvem a prestação de serviços do nutricionista e verificar as melhores opções em termos de tributação, elaborando um excelente planejamento a curto e longo prazo.

Porque o planejamento tributário é importante

Um planejamento tributário bem feito é crucial para o sucesso e organização da clínica, mas é ele também que pode determinar se seu negócio anda dentro da legalidade.

Isso porque a burocracia que envolve a abertura e manutenção de clínicas ligadas ao âmbito da saúde é tão grande que é muito possível perder ou não conseguir um dos registros necessários para se manter na ativa e ninguém pode ou deseja ter problemas graves como esse, não é mesmo?

A carga tributária de empresas comerciais é mais facilmente gerida porque pode envolver abaixar custos e até diminuir valores de vendas. Quando tratamos da prestação de serviços de nutrição, a especificidade que envolve esse segmento pode ser um diferencial no tratamento do planejamento tributário para nutricionistas.

Isso porque os custos variam muito a depender do tipo de serviço que a clínica oferece. Se é uma clínica exclusiva para prestação de serviços de nutricionistas ou se é mesclada com outros profissionais, se também realiza vendas de produtos ou se somente presta serviços, entre outros itens que precisam ser analisados caso a caso.

Em geral, um bom planejamento tributário para nutricionistas pode permitir que a clínica:

  • Evite a incidência de alguns impostos

Embora não seja possível escapar de todos, é importante aliviar ao máximo possível a carga tributária. Alguns procedimentos realizados no âmbito da clínica podem gerar incidência de impostos, enquanto outros não.

Conhecer essas particularidades, que também variam de acordo com leis municipais, já que são essas que regem a prestação de serviço, também é muito importante para um bom planejamento tributário para clínicas de nutrição.

Uma possibilidade muito interessante e que pode ser possível para a maioria das clínicas é abrir mão de fazer retiradas em modelos pró-labore e optar por retirada de lucros. Essa maneira simples de realizar as retiradas já libera a clínica da incidência de um imposto que pode ser bem salgado para os profissionais prestadores de serviços.

  • Reduza o recolhimento de valores totais

A redução dos valores totais que precisam ser recolhidos com tributos também é possível a partir de um planejamento tributário bem realizado. Isso só pode ser feito, no entanto, quando cada imposto que incide sobre o serviço e atividade realizada na clínica é estudado e avaliado.

Para isso, é importante contar com profissionais da área de contabilidade que estejam dispostos a estudar as leis municipais de incidência e políticas de incentivo para pequenos negócios, que podem variar bastante em cada estado e município.

  • Prolongue os prazos para pagamento

Se o recolhimento for inevitável, um bom planejamento poderá retardar as datas de vencimentos dos encargos e tributos que incidem sobre a clínica. Quando a clínica estiver em épocas de menos entradas, como períodos de férias, por exemplo, é possível postergar alguns pagamentos sem incidência de multas ou encargos.

Exigências para um bom planejamento

O planejamento tributário para nutricionistas significa basicamente fazer sua clínica andar completamente dentro da legalidade, mas sem ter uma grande parcela de seus lucros comprometida por encargos dos quais poderia estar liberada.

Tudo o que pode ser feito para postergar pagamentos, não gerar incidência de impostos ou reduzir a carga tributária precisa estar completamente de acordo com a lei, para que o profissional não encontre problemas para o exercício de sua profissão.

É sobre esse ponto que se precisa estar atento para que o profissional responsável por realizar a assessoria contábil seja competente e preste serviço personalizado especializado para o segmento da nutrição.

Para obter um bom planejamento, o ideal é realizar uma parceria de confiança entre o escritório de contabilidade e sua clínica. O bom planejamento tributário precisa ser realizado com o conhecimento do nutricionista e pode ser pensado em conjunto.

Como o alívio das cargas fiscais e tributárias pode ter um limite muito próximo da evasão fiscal, jamais tente fazer um planejamento de diminuição tributária sem auxílio profissional, para não correr o risco de cair na ilegalidade e prejudicar seriamente seu negócio, inclusive diante de clientes e parceiros.

A importância da contabilidade para clínicas

As clínicas do segmento da saúde estão envolvidas em burocracias ainda maiores do que as demais prestadoras de serviço, afinal as exigências que envolvem as autorizações são inúmeras e não poderia ser diferente.

Esses fatores, no entanto, dificultam muito a abertura e manutenção das clínicas. Um exemplo é a necessidade da obtenção de autorizações e registros em diferentes órgãos, além de alvará do Corpo de Bombeiros para que a instalação esteja de acordo com a legislação vigente.

Tudo isso pode implicar em dificuldades para abertura da clínica, o que pode ser sanado facilmente com a contratação de profissionais da área contábil, tanto para abertura quanto para manutenção da prestação de serviço.

Outro item importante a ser elaborado são as opções de regime tributário, que exigem também a participação de profissionais habilitados, afinal, essa opção pode ser o diferencial entre o recolhimento alto de impostos e uma maior lucratividade.

Como pudemos ver, o planejamento tributário para nutricionistas, clínicas e profissionais da nutrição é de extrema importância para garantir os lucros, aliviar a carga tributária e dar credibilidade ao profissional diante de seus clientes e parceiros, sejam fornecedores ou colaboradores.

Conte sempre com assessoria especializada para gestão e planejamento tributário e cuide do que realmente interessa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima