Como abrir um consultório

Se você acabou de se formar e se especializar, está na hora de ter o seu próprio local de trabalho, veja agora, através desse texto, como abrir um consultório, saiba sobre gestão de negócios e como será fundamental para o seu resultado. 

 Para gerir de forma correta o setor financeiro, administrativo demanda um vasto conhecimento. E para que você consiga de fato realizar um sonho de construir o seu consultório não é uma tarefa fácil. Por isso, não deixe de acompanhar esse artigo. 

Escolha qual é a categoria do seu consultório 

Para que você abra um consultório médico é necessário escolher a categoria na qual o seu irá se encaixar, veja agora as opções possíveis. 

  • Clínica Popular – Baixo custo, essa clínica possui um baixo custo tanto para se manter como também para se receber. Normalmente seus atendimentos são mais rápidos, e com casos clínicos mais simples. Geralmente são para os Clínicos Gerais 
  • Clínica Integrada – Este modelo de clínica normalmente conta com uma sociedade entre médicos de diferentes especialidades. 
  • Clínica de Diagnóstico Específico – Esse tipo de clínica possui como objetivo diagnosticar algumas doenças que são um pouco mais complexas. Sendo assim, o consultório necessita de equipamentos para exames, para que os médicos consigam acompanhar o quadro real do paciente.
  • Clínica Especializada – Esses casos, além do profissional médico possuir uma especialidade, ele precisa também ser especialista delimitado em sua área. Como, por exemplo: Cirurgião especialista em transplantes. 

Encontre um local para abrir o seu consultório

A escolha do lugar para abrir o seu consultório depende também da categoria que você escolher, para que você saiba melhor quantos cômodos são necessários para desenvolver os atendimentos. 

Além disso, a localização é um decisivo fator e deve ser bem localizado de acordo com o seu público alvo. Uma boa dica é estabelecer-se em áreas centrais na sua cidade. 

É importante que você se lembre de cotar um preço médio para o gasto do seu aluguel, e também o quanto você pretende investir em seu consultório. Lembrando também de optar por locais arejados. 

Vigilância Sanitária

Abrir um empreendimento nessa área, assim como em qualquer outro segmento, requer uma regularização. 

No caso dos consultórios médicos, por se tratar de área da saúde, alguns tipos de procedimentos podem ser extremamente burocráticos, e isso é completamente compreensível, já que estamos falando da saúde das pessoas. 

Veja como abrir um consultório que vai estar de acordo com as leis e totalmente regularizado:

  • Alvará Sanitário 
  • Obtenção de CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde
  • Alvará da Prefeitura
  • Certificado da LIMPURB

Decoração do seu consultório

Para você conseguir fazer um bom consultório, é importante que você leve em consideração a decoração de seu interior. É importante que você consiga garantir para os seus pacientes um local de aconchego, dessa forma pense bem na escolha das poltronas e sofás de espera. 

É importante que você consiga fazer uma boa combinação das cores para que você garanta toda a harmonia do ambiente de seu consultório, combinando assim, cores, tapetes, almofadas e cortinas. 

Não se esqueça de deixar as opções de leitura para que seus pacientes possam ficar um tempo ali na espera de sua consulta. Uma música ambiente ou uma televisão também são ótimas opções para deixar um ambiente aconchegante. 

Divulgação do consultório – Como abrir um consultório

Atualmente, um bom trabalho de marketing também é extremamente importante, já que existem diversos consultórios no mercado, assim como planos de saúde. É importante que você consiga divulgar a sua clínica. 

As pessoas não irão procurar o seu consultório se não souberem que você abriu um. Agora que você já sabe como abrir um consultório, não deixe de começar a planejar o seu e concretizar o seu sonho. 

2 comentários em “Como abrir um consultório”

  1. Pingback: Descubra como abrir uma conta PJ para a sua empresa – Blog Escritax

  2. Pingback: Fluxo de caixa para nutricionista – Blog Escritax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima