Fluxo de caixa para nutricionista

Se você é nutricionista e deseja ou já possui sua própria clínica, é sinal de que o empreendedorismo faz parte da sua vida. No entanto, embora conheça tudo sobre alimentação e saúde, é bem provável que termos como fluxo de caixa e livro caixa não sejam tão comuns no seu dia a dia, certo? 

Por serem de enorme importância, esses dois “itens” merecem atenção redobrada e, consequentemente, pedem que o profissional tenha muito cuidado com toda a movimentação realizada no seu negócio.  

Mas, você sabe exatamente como cada um deles funciona? Não? Então, chegou a hora de focar não apenas em garantir uma vida mais saudável para seus pacientes, mas também para o seu bolso. Fique com a gente e descubra mais sobre o assunto! 

O que é fluxo de caixa? 

Em termos gerais, o fluxo de caixa representa tanto o dinheiro que entra quanto o que sai de uma empresa durante um período contábil bastante específico. Embora muitas vezes o dinheiro pareça apenas sair da sua conta, ele realmente flui para os dois sentidos, ou seja: 

  • O dinheiro vem de pacientes que compram o seu serviço. Caso esses pacientes não paguem no momento da consulta, parte do seu fluxo de caixa será proveniente do que chamamos de “contas a receber”
  • O dinheiro sai na forma de pagamento de despesas, como aluguel, energia, água, empréstimos, impostos, entre outros. 

Além disso, esse fluxo é uma indicação clara da probabilidade de uma empresa permanecer solvente, ou seja, de cumprir com todas as suas contas e dívidas, e ainda apresentar uma determinada reserva. O que isso significa? Que um bom fluxo de caixa é parte importante da manutenção de um negócio bem-sucedido.  

Ao final de um período contábil, se o saldo do seu caixa for superior ao que era no início, dizemos que você possui um fluxo de caixa positivo. Logo, os ativos líquidos da empresa estão aumentando. No entanto, se o saldo for menor, significa que ele é negativo e que os ativos estão diminuindo.  

Qual a real importância do fluxo de caixa para um nutricionista? 

Com diversos pacientes entrando e saindo do seu consultório ou clínica, pode ser difícil gerenciar suas finanças do jeito certo, nós sabemos. Entretanto, é indispensável focar no seu fluxo de caixa, já que com ele você pode: 

  • Entender onde está gastando e cortar despesas; 
  • Fazer planos mais certeiros e tomar melhores decisões; 
  • Manter uma boa imagem com seus fornecedores. Afinal, pagamentos em dia costumam proteger qualquer relação comercial; 
  • Expandir seu negócio na hora certa, sem criar dívidas desnecessárias. 

Assim, fica claro que o fluxo de caixa é crucial para empresas de todos os portes e áreas, inclusive as da saúde. 

Para se ter ideia, um estudo divulgado em 2021 pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e intitulado “Sobrevivência das Empresas”, apontou que cerca de 23% dos negócios fecham antes de completarem cinco anos, o que pode chegar a 30% no caso dos MEIs.  

Segundo os pesquisadores responsáveis pelos dados, um dos principais motivos para isso é a falta de gestão e planejamento financeiro.  

Assim, para não fazer parte das estatísticas, certifique-se de que você possui as ferramentas certas e que pode contar com um contador experiente para lhe ajudar com tais questões. 

Você sabe o que é um livro caixa? 

De modo simples, um livro caixa é uma espécie de registro auxiliar no qual são armazenadas todas as transações de uma empresa, sejam elas referentes ao recebimento ou pagamento de serviços e contas. Resumidamente, ele é o principal repositório de informações relacionadas ao fundo de um negócio.  

Tais informações, por sua vez, são periodicamente analisadas e comparadas com os registros do banco, para garantir que nada passou despercebido e que não há furos. A busca por dados também é simplificada, já que cada página do item corresponde a um mês específico.  

  • Nela você pode encontrar: 
  • A data correta da transação; 
  • Todas as entradas e saídas do período; 
  • O motivo da saída ou da entrada do dinheiro; 
  • O saldo final. 

Por que devo manter um livro caixa para o meu consultório de nutrição? 

Assim como o controle do fluxo de caixa, o livro caixa é um recurso de extrema importância para manter organizadas as despesas e o lucro do seu negócio. Entre suas principais vantagens encontramos: 

  • Verificação simplificada do dinheiro, comparando o saldo do livro com o dinheiro em mãos. Logo, fica mais fácil identificar possíveis erros financeiros; 
  • Fácil rastreio de qualquer transação; 
  • Auxilio na detecção de fraudes internas, principalmente no caso de empresas maiores; 
  • Costuma ajudar na economia de tempo e de trabalho. 

Por que é indispensável a ajuda de um contador para lidar com essas ferramentas? 

Muitos nutricionistas decidem se aventurar no gerenciamento de suas próprias finanças, o que, vamos admitir, é bastante arriscado e nada recomendado. Nessas horas, procurar a ajuda de um contador especializado na área pode significar menos trabalho e muita economia a longo prazo.  

Com a visão e as habilidades desses profissionais, você estará no caminho certo para melhorar seu fluxo de caixa e desbloquear o verdadeiro potencial do seu negócio.  

Entre os diversos benefícios que eles podem oferecer à sua empresa, estão: 

  1. Uma projeção apurada do fluxo de caixa 

Um contador pode lhe ajudar a criar um demonstrativo do fluxo de caixa, tanto semanal quanto mensal, listando os recebimentos, as despesas, os custos futuros e até mesmo realizando uma projeção dos custos de serviços oferecidos e da quantidade de dinheiro que você possui.  

  1. Registros detalhados 

Com isso, é possível garantir que haverá renda suficiente para pagar dívidas e despesas inesperadas, por exemplo, além de identificar quando algo não está batendo no final do mês, encontrando o erro rapidamente e resolvendo o problema.  

  1. Redução de despesas 

Muitas vezes, você pode gastar dinheiro com coisas que não ajudam a sua empresa a crescer. Entretanto, junto com o seu contador você pode analisar cada despesa, linha por linha, eliminando custos altos e realocando investimentos.  

Em um momento de crise, demitir funcionários ou comprar equipamentos de qualidade inferior nem sempre é necessário. Basta rever o uso do seu capital.  

  1. Sugestões para todas as situações 

Um contador também pode, por exemplo, lhe ajudar a verificar as opções de crédito disponíveis para o seu negócio, apontando a melhor escolha e verificando se, com as condições atuais da empresa, será possível pagar os valores mensalmente sem comprometer o orçamento.  

Lembre-se que um profissional com o olho treinado pode identificar áreas problemáticas antes de você, beleza? 

Se você é nutricionista e está precisando de ajuda com a contabilidade da sua empresa, não pense duas vezes e fale com um dos especialistas da Escritax! Acompanhe ainda nosso blog para conferir dicas e informações incríveis sobre a área.  
 

Rolar para cima