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5 dicas para um dentista crescer o seu negócio

Todo dentista quer crescer o seu negócio, mas nem esse profissional tem facilidade para trabalhar com vendas e prospecção de clientes. As profissões cada vez mais estão se tornando um segmento no mercado, demandando características comerciais.

Com isso, profissionais que antes tinham o seu consultório não só como um hobby, mas, que era o suficiente para o seu sustento. No entanto, agora precisam competir no mercado e estar posicionado para alavancar o número de atendimentos.

Para você que é dentista e quer se tornar um empreendedor, confira aqui algumas dicas para fazer o seu consultório odontológico crescer!

1. Ofereça uma infraestrutura adequada aos seus clientes

Pense no conforto e qualidade do atendimento que você vai oferecer aos clientes. Por isso, tenha uma infraestrutura adequada para atender as demandas do seu público.

Por isso, monte seu consultório em uma localização que seja fácil e acessível a todos. Lembre-se também da acessibilidade à cadeirantes e pacientes com possíveis dificuldades de locomoção.

Além disso, ofereça uma estrutura de qualidade para a recepção dos visitantes, com sala de espera confortável e climatizada.

Não deixe que faltem algumas opções de entretenimento para os pacientes que estão esperando por atendimento. Já existe aquela mística sobre o medo de ir ao dentista, então é importante tornar o ambiente o mais agradável possível para todos.

O consultório

Se na recepção deve ser aconchegante e divertida para os pacientes e acompanhantes, o consultório deve seguir a mesma regra.

Os pacientes buscam por profissionais de qualidade, mas que trabalhem com equipamentos de ponta, oferecendo o melhor tratamento.

Por isso, busque sempre estar atualizado e ofereça as melhores condições de atendimento, com tecnologia e inovação aos seus clientes.

2. Busque se qualificar sempre para crescer o seu negócio

Não basta somente ter uma boa infraestrutura, se as técnicas utilizadas pelo profissional não seguem as inovações do mercado.

Por isso, é importante estar sempre buscando novas qualificações e estar atento às novidades da área para oferecer nos atendimentos no consultório.

Assim, é importante fazer especializações e cursos com novas técnicas, além de ampliar os conhecimentos de diferentes procedimentos, até mesmo na área estética, que só podem ser realizados pelos dentistas.

Busque oferecer novos tratamentos e formas de realização de procedimentos para estar sempre conectado com as novidades do mercado. No entanto, como um dentista empreendedor, não se limite somente a se atualizar na sua área.

Para manter a organização e crescimento da sua clínica, reserve um espaço na sua agenda para se especializar na administração de negócios e finanças, para conseguir gerenciar a sua clínica.

Assim, não será necessário deixar o seu negócio na mão de empresas ou, pelo menos, entender o que está sendo feito na parte da administração.

3. Treine os seus colaboradores

Cada vez mais é impossível manter a administração e logística de um consultório odontológico sozinho. Por isso, tenha colaboradores que entendam e estejam motivados para trabalhar no seu negócio.

Por isso, treine os seus colaboradores para que eles conheçam a realidade de um consultório odontológico. Para os auxiliares odontológicos, treine esses profissionais para otimizar o seu trabalho durante os procedimentos com os pacientes.

Quanto a equipe de atendimento, garanta um padrão para todos os colaboradores, prezando pela qualidade e tratamento cordial com os pacientes.

Afinal, as pessoas querem receber um tratamento personalizado e manter um relacionamento próximo com o dentista e a clínica para se fidelizar.

Isso porque, não basta oferecer as melhores técnicas e equipamentos para o tratamento odontológico. Isso porque, se o atendimento pessoal não é de qualidade e os clientes não sentem confiança na equipe que faz o contato direto com o paciente.

4. Invista na terceirização da telerradiologia

Enquanto pode ser interessante ter na sua clínica os equipamentos de telerradiologia, isso pode resultar em altos custos com mão de obra para utilização das máquinas.

Por isso, planeje o crescimento da sua clínica odontológica com a aquisição desses equipamentos de radiologia, mas sem a contratação do radiologista.

Isso porque, a leitura do laudo radiológico pode ser feita de forma otimizada e terceirizada, por um profissional que não precisa estar em tempo integral na clínica.

Uma parceria entre um radiologista e o dentista pode ser mais simples do que se imagina. Afinal, para a realização do exame odontológico, basta posicionar o equipamento e que o próprio dentista utilize um colete para captação de imagens de raio-x.

Depois disso, é possível enviar as imagens captadas no consultório direto para o radiologista a partir do software do equipamento.

Assim, os exames são avaliados e o laudo é realizado por um especialista, sendo enviado direto ao dentista, com as imagens.

Com o uso dessa terceirização das leituras das imagens, não é preciso fazer uma contratação fixa de um profissional especializado. Mas, o pagamento é baseado na quantidade de exames realizados.

5. Divulgue o seu trabalho para crescer o seu negócio!

Ao contrário do que se via há algumas décadas, onde os dentistas eram encontrados por seus pacientes e chegam até lá por indicação, hoje já não é tão simples assim.

Isso porque, existem vários profissionais que entram no mercado anualmente, aumentando a oferta de consultórios odontológicos, com diferentes especialidades.

Com isso, os pacientes passaram a buscar valores mais baratos, mas prezando pela qualidade de atendimento. Assim, cada vez mais é preciso estar visível, à disposição dos clientes.

Ainda hoje a indicação vale muito. Mas, cada vez mais ela deve ser feita de forma virtual, assim atingindo um número maior de pessoas que se identificam com o trabalho e buscam o atendimento no seu consultório.

Por isso, invista em marketing digital para construir a sua marca a dialogar com os seus pacientes, mostrando o seu diferencial dentro e fora do consultório.

Além, é claro, de compartilhar os resultados do seu trabalho com o maior número de pessoas possível.

Mas, para isso, conte com a ajuda de especialistas ou busque ferramentas para construir estratégias de sucesso nas redes sociais.

Afinal, se as pessoas se identificarem e engajarem com o seu trabalho, você pode ter um aumento expressivo na sua agenda de pacientes, se tornando uma referência no segmento específico do seu mercado de atuação.

Portanto, para fazer a sua clínica odontológica crescer, é preciso estar sempre procurando as novidades do mercado e oferecer aos seus pacientes um diferencial.

Seguindo essas dicas, possivelmente seu consultório sairá do anonimato e os seus pacientes serão os maiores divulgadores do seu trabalho, dentro e fora das redes sociais.

Que tal dentista, quer crescer o seu negócio? Aproveite a visita em nosso blog e leia o post 5 sinais de problemas de gestão da sua clínica odontológica.

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