Como a contabilidade estratégica pode beneficiar sua clínica ou consultório

Você já ouviu falar em contabilidade estratégica? Este termo está diretamente ligado aos profissionais de contabilidade, afinal, eles são parceiros fundamentais quando o assunto é garantir o sucesso de um negócio, seja ele uma clínica ou um consultório. 

Muito mais do que apenas contadores que preenchem sua papelada fiscal, estes especialistas financeiros possuem diversos truques na manga para auxiliar a sua empresa a crescer e se desenvolver como nunca.  

Se você ficou curioso para saber mais sobre o tema e quer descobrir como este profissional pode ajudar a melhorar as estratégias da sua organização, não perca nenhuma linha do conteúdo abaixo. Vamos começar? 

Afinal, o que é contabilidade estratégica?

Edward De Bono, famoso psicólogo e professor da Universidade de Oxford, no Reino Unido, dizia que: 

“Você pode analisar o passado, mas precisa projetar o futuro.” 

E é exatamente nesta frase que iremos nos apoiar para descrever o que é contabilidade estratégica. Isso porque, se você não se planejar deliberadamente para o futuro, sua empresa tem grandes chances de vagar sem rumo ao invés de crescer e alcançar seus objetivos. 

Com isso em mente, vamos ao tema principal deste artigo. No geral, podemos afirmar que a contabilidade estratégica é o processo de identificar, obter e analisar informações contábeis para ajudar uma empresa a desenvolver decisões certeiras, e a avaliar sua eficácia. 

No caso de clínicas e consultórios, tais decisões costumam envolver os preços cobrados pelos serviços prestados, o desenvolvimento da marca no mercado, a oferta de novos serviços e produtos, além de aquisições de equipamentos modernos e diferenciados. 

Muitas vezes, empresas de pequeno ou médio porte tem dificuldade em exercitar um pensamento estratégico financeiro, seja por falta de especialistas internos ou, simplesmente, porque esta função acaba recaindo sobre o empreendedor, que já possui milhares de coisas para se preocupar no dia a dia.  

Entretanto, se ninguém está olhando para o horizonte financeiro do negócio, a empresa continuará somente a “reagir ao mercado” e não a se programar. 

E é aí que entram os serviços de contabilidade estratégica, capazes de lhe auxiliar na hora de planejar o futuro com eficácia, ao invés de apenas analisar o passado. 

Como usar a contabilidade estratégica a favor do seu negócio 

Os profissionais que prestam serviço de contabilidade estratégica podem auxiliar sua clínica ou consultório através da elaboração de projetos, que incluem: 

  • O desenvolvimento de orçamentos ou de previsões financeiras; 
  • Revisão e análise de financiamentos; 
  • Planejamento para o pagamento de impostos; 
  • Auditorias periódicas; 
  • Análise de conformidade de folhas de pagamento (caso você tenha funcionários); 
  • Análise dos sistemas usados pela empresa; 
  • Melhorias de processos internos. 

Logo, se você não possui um especialista na área para lhe ajudar, está perdendo a oportunidade de obter aconselhamento de alto nível, além de insights que podem realmente fazer a diferença para o crescimento do seu negócio, principalmente quando falamos de setores competitivos, como o da saúde. 

Benefícios de contar com uma visão financeira estratégica 

Agora que já sabemos o que é e para que serve a contabilidade estratégica, que tal entendermos como ela pode beneficiar, na prática, o seu consultório ou clínica? Para isso, é só acompanhar nossa lista abaixo! 

Você tem por perto um excelente consultor estratégico 

Se você está completamente perdido quando o assunto são as finanças do seu negócio, definitivamente, você precisa de alguém que possa dar um passo atrás, olhando para o futuro com base no desempenho passado e nas metas da empresa. 

No entanto, quando tal pessoa não trabalha internamente, é necessário procurar conhecimento externo. 

Assumindo este papel, os serviços de contabilidade estratégica podem ajudar a impulsionar seu orçamento, além de fornecerem auxílio especializado, com base nas suas necessidades. Lembre-se que eles já trabalharam com outras organizações. Logo, possuem experiência no assunto e podem ser certeiros sobre se algo funcionará ou não. 

Você ganha um parceiro nos negócios 

Muitas empresas contratam alguém de fora para resolver suas questões com impostos ou realizar auditorias. Mas, você já pensou em unir o útil ao agradável e buscar ajuda em uma única fonte?  

A ideia, neste caso, é contar com o auxílio dos mesmos profissionais para realizar tanto a contabilidade do seu negócio quanto o planejamento estratégico. Assim, você pode obter uma perspectiva realista sobre suas implicações fiscais ou oportunidades financeiras futuras, das quais sua empresa pode aproveitar. 

Digamos, por exemplo, que seja necessária uma auditoria interna. Com uma única contabilidade, o fechamento dos livros e planilhas é feito todos os meses, juntamente com os ajustes e relatórios de final de ano. Tudo está em um único lugar, na mão das mesmas pessoas. Portanto, não há surpresas. 

Ou seja, mais que contratados, estes contadores tornam-se verdadeiros parceiros. 

Você pode planejar o futuro da sua clínica 

A contabilidade estratégica ainda permite que você crie um orçamento anual ou uma previsão com prazo maior, o que é um pilar importante para o sucesso do negócio.  

Este serviço, aliás, também ajuda a colocá-lo no caminho certo quando o tema é gerenciamento financeiro. Com orientações durante todo o processo, bem como um plano a ser seguido, fica mais fácil se manter nos trilhos e alcançar seus objetivos.  

Você obtém uma visão aprofundada sobre a sua empresa 

Absolutamente todos os aspectos das operações financeiras e comerciais afetam os resultados do seu negócio. Por isso, os serviços de contabilidade estratégica garantem que você tenha dados sólidos e receba conselhos para identificar, e contornar possíveis problemas. 

Por outro lado, eles também podem lhe auxiliar a identificar e explorar oportunidades rapidamente. Isso inclui ajudá-lo a determinar áreas de crescimento potencial ou, inversamente, determinar se é hora de diminuir o ritmo.  

Em busca de crescimento? Conte com a ajuda de quem entende do assunto! 

Administrar o próprio negócio pode ser bastante intimidador, nós sabemos. No entanto, você não precisa fazer isso sozinho. Há muitos motivos para buscar a ajuda de um profissional para desenvolver uma estratégia contábil para a sua empresa. 

O universo das finanças é uma área complexa e que exige um conhecimento aprofundado. Conhecimento este, que geralmente não é aprendido durante a formação na área da saúde. Assim, que tal falar com um especialista para explorar todo o potencial da sua clínica ou consultório?  

Lembre-se que uma empresa que envolve um contador em sua estratégia de negócios é uma empresa saudável! 

Precisando de ajuda contábil? Então, não pense duas vezes e entre em contato com a Escritax! Estamos prontos para ajudar você e a sua empresa a crescerem ainda mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima