O que é nome fantasia e como escolher um para a sua empresa?

Se existe algo que não se pode negligenciar quando o assunto é abrir uma empresa e torná-la conhecida, é o famoso “nome comercial”. No entanto, o processo para escolher um nome que seja cativante e, ao mesmo tempo, comunique o que o seu negócio faz nem sempre é simples.  

No geral, um bom nome deve seguir algumas regras básicas, como diferenciá-lo dos concorrentes e ser fácil de lembrar. E acredite, embora ele não seja obrigatório, como é o caso da razão social, ele é imprescindível para o sucesso e crescimento de qualquer empreendimento.  

Portanto, se você está prestes a abrir uma empresa, mas não sabe como chamá-la, leia este artigo até o final e descubra o que é nome fantasia, qual sua real importância, e como escolher um de maneira fácil e original.  

O que é um nome fantasia, afinal?

Bem, quando uma empresa é aberta ela tem por obrigação possuir uma razão social. Esta razão social deve ser única, ou seja, nenhum outro negócio pode utilizá-la. Isso porque, é este dado que constará em documentos legais e nos órgãos competentes.  

Por outro lado, há também o que chamamos de nome fantasia, ou nome comercial. Em suma, ele pode ser descrito como o nome que o público vê quando olha para a sua empresa. Quase como um apelido. Geralmente, tais nomes são escolhidos pensando no marketing, com o intuito de atrair mais clientes.  

Para que um nome fantasia seja exclusivo, é necessário cadastrá-lo junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), tornando-o uma marca registrada e impedindo seu uso por outras empresas. 

Finalmente, vale ressaltar que os nomes comerciais não são obrigatórios e que, caso seja um desejo do empresário, é possível utilizar como nome fantasia a própria razão social. 

Por que é importante ter um nome fantasia para a sua empresa? 

Agora que já sabemos o que é nome fantasia, chegou a hora de entendermos sua importância para os negócios. Afinal, há excelentes motivos para ele existir, acredite.  

De modo simples, o nome fantasia é a apresentação de uma empresa para seus clientes. É também o que os consumidores vão mencionar sempre que tiverem algum tipo de interação com o negócio em questão.  

Quando bem escolhidos, os nomes comerciais podem deixar impressões duradouras, fazendo a diferença na hora de atrair seu público-alvo. O contrário, infelizmente, também pode acontecer. 

Abaixo, listamos algumas boas razões para optar por um nome fantasia para o seu negócio: 

  • Ajuda na construção de uma reputação para o seu empreendimento; 
  • Auxilia no fortalecimento da marca; 
  • Influencia a sua presença online (sites e redes sociais); 
  • Pode ser carregado de significado, trazendo consigo uma história forte. 

Um ponto de partida para a escolha do seu nome comercial

Se você deseja escolher um nome fantasia marcante para a sua empresa, é preciso, acima de tudo, entender quem você é e o que quer alcançar. Para fazer isso, é necessário ter em mente alguns pontos de forma clara. São eles: 

  • Objetivo:  por que a sua empresa existe? 
  • Visão:  que futuro você quer ajudar a criar? Como é o futuro segundo a sua perspectiva profissional? 
  • Missão:  o que você está aqui para fazer? Como você pode ajudar a criar esse futuro? 
  • Valores:  que princípios orientam o seu comportamento e as decisões do seu negócio? 

Combinados, esses elementos devem influenciar toda a sua carreira como empreendedor (incluindo a escolha de um nome).  

4 dicas para encontrar um nome que represente a sua empresa 

Nomear sua empresa envolve muito mais do que apenas pensar em um nome que você gosta. Um bom nome fantasia refletirá a identidade e os objetivos do seu negócio, além de ajudá-lo a comercializar-se.  

O nome da sua empresa também estará com você por muito tempo, por isso é importante considerar cuidadosamente sua escolha. Aqui vão algumas dicas para ajudá-lo: 

  1. Fuja de nomes parecidos com os de concorrentes

Enquanto você procura um nome exclusivo, criativo e que represente os seus valores, fique de olho nos concorrentes que estão usando nomes semelhantes ao que você deseja.  

Evite nomes comerciais que possam fazer as pessoas confundirem a sua empresa com outra do mesmo segmento, principalmente se vocês estiverem na mesma região.  

Uma boa maneira de checar a viabilidade do nome é fazendo uma rápida investigação na internet usando palavras-chave.

2. Escolha um nome fácil

Imagine que você, como indivíduo, possua um nome longo ou relativamente complicado (talvez você realmente o tenha). É provável que, em algum momento, você simplesmente se canse de soletrá-lo, não é mesmo? Embora isso possa ser meramente irritante do ponto de vista pessoal, pode ser mortal para uma empresa. 

Por isso, atenha-se a palavras simples e fáceis de serem lembradas. 

3. Lembre-se da web

Provavelmente, você terá um site e algumas páginas em redes sociais para sua a empresa, certo? Por isso, uma boa ideia é fazer uma pesquisa com o objetivo de descobrir se este domínio está livre, bem como os nomes de usuário que você pretende usar em outras plataformas. 

Para nomes de domínio, o melhor é investir em algo simples. Uma ortografia incomum ou um nome longo pode parecer ótimo para você, mas pode dificultar que clientes em potencial o encontrem online ou digitem seu nome com precisão em um e-mail. 

4. Não se limite

Às vezes, uma empresa escolhe um nome que corresponda à cidade em que está localizada, por exemplo. Mas o que acontece quando o negócio decide expandir para outros lugares?  

Logo, é fundamental certificar-se de que seu nome permite que sua empresa cresça e mude. 

Conselho final

Escolher um nome é uma das partes mais emocionantes e criativas de iniciar um novo negócio. No entanto, antes de se comprometer, pesquise as diretrizes legais e verifique se ele está disponível. Por fim, certifique-se de escolher um nome que reflita a imagem desejada pela sua empresa e seus objetivos de longo prazo. 

Tenha em mente que o nome de uma empresa é apenas o primeiro passo para construir uma marca. Embora isso dê à sua empresa uma boa primeira impressão, cabe a você atender às expectativas dos clientes e levá-la ao sucesso. 

Precisando de ajuda para abrir o seu negócio? Então, venha conversar com os profissionais da Escritax. Estamos prontos para lhe auxiliar nesta missão! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima