A importância da gestão integrada nos consultórios

Se você é um empreendedor da área médica, é provável que já tenha ouvido falar nos diversos benefícios de implementar uma gestão integrada nos consultórios, certo? A “boa fama” destes sistemas, aliás, é bastante justificável. Afinal, nada melhor que garantir eficiência e redução de custos de uma só vez.  

Mas, acredite, não é apenas o seu negócio que sai ganhando. Isso porque, pacientes e fornecedores também podem desfrutar das vantagens obtidas através de um bom gerenciamento de dados.  

Ficou curioso para descobrir mais sobre o assunto? Possui interesse em implementar a gestão integrada, mas ainda tem dúvidas quanto ao tema? Sem problemas! Basta continuar com a gente e conferir o conteúdo abaixo! 

Afinal, o que é gestão integrada?

Bem, antes de falarmos mais sobre a importância da gestão integrada nos consultórios precisamos, obviamente, entender o que este termo significa.  

Como o próprio nome sugere, gestão integrada remete ao gerenciamento de todas as partes de um negócio, seja ele na área médica ou não, de maneira unificada. Essa é uma excelente prática, já que possibilita a administração global da empresa, tomadas de decisões mais assertivas e uma visão holística de tudo o que acontece ao redor.  

Desta forma, a ideia é centralizar a gestão, colocando os dados de todos os departamentos em um único lugar, independentemente do processo e de sua complexidade. 

Quando as informações chegam de forma isolada, elas acabam não refletindo a real situação da empresa, o que pode se tornar um problema sério do ponto de vista operacional e contábil, por exemplo. 

Logo, podemos dizer que a gestão integrada analisa o desempenho de toda a organização, como cada setor está impactando o alcance dos objetivos, e quais decisões e soluções precisam ser desenvolvidas para melhorar o dinamismo interno. 

Um software de gestão integrada é uma boa opção? 

Embora gestão integrada seja o nome do processo, o que significa que pode (ou não) ser realizada de maneira analógica, existem diversos softwares no mercado disponíveis para cumprir esta tarefa de forma simples e bastante eficiente.  

Muitas destas opções, aliás, também oferecem a visualização de informações de um modo intuitivo e prático, usando para isso recursos como gráficos e relatórios. 

A utilização de um software também permite que o empreendedor melhore a aplicação de todos os tipos de artifícios. Como isso é possível? Simples: as decisões de gestão passam a ser baseadas em dados reais e métricas precisas. Não em achismos ou suposições. 

Com um sistema de gestão integrada, ainda é possível monitorar, mensurar e controlar todas as etapas do dia a dia de um consultório. Mesmo que tenhamos atividades paralelas acontecendo, o acompanhamento ocorre em tempo real. 

Exemplos do uso de gestão integrada em consultórios 

Para que fique ainda mais clara a importância da gestão integrada em consultórios, vamos analisar duas situações: 

Imagine que com um sistema integrado você possa acompanhar um processo de compra de suprimentos. Tal procedimento pode passar pelas áreas de compras e pelo financeiro, por exemplo, mesmo que tenha se iniciado pelo responsável pelo estoque.

Com um software integrado você poderá acompanhar o curso de todas essas etapas em um único lugar, sem precisar perder tempo com reuniões ou conversas que não estavam na agenda.  

Em outro cenário, imagine um paciente que faz acompanhamento há muito tempo no seu consultório. Já pensou nas horas perdidas para encontrar informações como consultas, exames e prontuários do mesmo em todas as visitas? 

Um sistema de gestão integrada pode tornar essa tarefa muito mais rápida. Bastam alguns cliques e você terá na tela todos os dados que precisar, sem a necessidade de arquivos físicos ocupando suas gavetas.  

Conheça 5 benefícios de um sistema de gestão 

Ficou curioso para descobrir o que mais um sistema de gestão integrada pode oferecer ao seu consultório? Então, fique de olho na lista a seguir: 

  1. Melhor desempenho para o seu negócio 

Um sistema de gestão integrada terá um impacto positivo em componentes e resultados específicos do gerenciamento do seu negócio, como melhorias na qualidade, segurança, risco e produtividade. 

  1. Responsabilidade 

Quando você integra vários sistemas de gerenciamento ao mesmo tempo e estabelece objetivos, processos e recursos que fazem sentido com o alinhamento destes sistemas, você verá melhorias na prestação de contas. 

Isso inclui tanto a área financeira, uma das mais afetadas quando as informações não estão claras, quanto os dados de seus pacientes, que precisam ser de fácil acesso, mas também devem ser resguardados. 

  1. Consistência 

Ao utilizar uma abordagem integrada, seu consultório pode criar uma melhor consistência dos sistemas de gerenciamento. Quando você cria essa consistência, o sistema se torna menos complexo e, portanto, mais fácil de entender.  

Essa consistência, por sua vez, criará um foco aprimorado em alcançar um conjunto comum de objetivos que são importantes para o seu negócio. 

  1. Redução de Custos 

Os sistemas de gestão também permitem que o seu negócio realize auditorias e avaliações integradas, além de otimizar processos e recursos. Logo, isso ajuda a reduzir as horas necessárias para cumprir determinadas atividades, eliminando o tempo ocioso e, por fim, reduzindo custos. 

  1. Informação na palma da mão! 

Já imaginou se um paciente seu necessitar de um atendimento de urgência, mas você não se encontrar no consultório? Ou ainda, se ele precisar ser avaliado por outro especialista e o mesmo solicitar informações básicas de saúde dele?  

Bem, isso não é um problema quando você utiliza um sistema de gestão integrada. Além de encontrar qualquer dado de maneira rápida, é possível acessá-lo de onde você estiver, utilizando um computador, tablet ou até mesmo um smartphone.  

Conclusão

Em um mercado cada dia mais competitivo, não é nada saudável para uma empresa manter uma gestão fragmentada. Isso porque, é uma gestão integrada que proporciona, como mencionado, os maiores benefícios e vantagens para o seu negócio. 

Além disso, é preciso lembrar que passar por uma transformação digital é fundamental para quem deseja ganhar espaço e firmar-se no setor da saúde. E, quanto mais a gestão se aliar à tecnologia, maiores serão os ganhos. Acredite. 

Precisando de ajuda contábil para o seu consultório? Então, não pense duas vezes e entre em contato com os especialistas da Escritax agora mesmo. Estamos prontos para lhe ajudar no que for preciso! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima