Marketing digital para psicólogos: por onde começar?

Para muitos profissionais de saúde mental, a ideia de usar a internet para se conectar com clientes em potencial pode parecer confusa e até mesmo intimidadora. Afinal, eles sabem como ajudar um paciente assim que ele entra pela porta do consultório, mas não entendem exatamente como alcançá-lo online. 

Além disso, a natureza sensível que envolve este trabalho e o fato de tais especialistas muitas vezes lidarem com assuntos delicados durante as sessões, podem complicar qualquer forma de propaganda. 

Mas, você sabia que usar o marketing digital para psicólogos pode ser uma maneira sutil e simples de aproximar o público de seus serviços? Se ficou curioso com o assunto, confira abaixo algumas estratégias incríveis para começar sua jornada online, atraindo mais pessoas e aumentando sua lucratividade.  

Como começar a promover seu trabalho como psicólogo 

Segundo o último levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), iniciado em 2019 e divulgado em 2022, quase um bilhão de pessoas ao redor do globo vivem com algum tipo de transtorno mental ou emocional.  

Tais números, no entanto, não incluem os indivíduos que sofrem em silêncio, sem procurar ajuda. Embora a dificuldade em buscar amparo especializado faça parte dos desafios de saúde mental, para alguns, a falta de tratamento se deve ao fato de simplesmente não saber onde procurá-lo. E é aqui que entra o marketing digital para psicólogos.  

Entre as pessoas que mais procuram por terapia está um dos maiores grupos demográficos atuais: a geração Z, ou seja, jovens adultos nascidos entre os anos de 1990 e 2010. Esta porcentagem da população possui acesso constante à internet e reconhece a necessidade de buscar ajuda. Isso significa que os profissionais da área precisam estar onde eles estão, de maneira respeitosa e prestativa. 

Mas, lembre-se: o importante aqui não é “como” usar as estratégias de marketing digital, mas sim “quais” estratégias utilizar.  

O ponto crucial neste quebra-cabeça é garantir que a sua propaganda seja honesta, útil e fiel ao seu método de atendimento. Afinal, você está procurando pacientes que realmente encontrarão auxílio com a sua abordagem, não apenas números. 

Por onde iniciar sua estratégia de marketing digital 

Não importa se você trabalha por conta ou se faz parte de uma clínica especializada em atendimento psicológico. A primeira coisa que você precisa compreender para alcançar novos pacientes utilizando marketing digital é qual o seu produto e como ele é visto.  

Para isso, faça a si mesmo as seguintes perguntas: 

  • Para quem é destinado o meu serviço? 
  • Para que ele serve? 
  • Como você quer que as pessoas enxerguem o seu trabalho? 
  • Quais problemas do seu público-alvo você pode ajudar a resolver? 
  • Como você pretende mudar a vida das pessoas? 
  • Por qual motivo alguém lhe indicaria aos amigos ou conhecidos? 
  • Qual percepção você deseja que seus pacientes tenham após os atendimentos? 
  • Você está construindo algum ativo, como palestras ou terapia online? 

Quando você enxerga o seu trabalho como um produto, as questões acima tornam-se valiosas na hora de definir sua abordagem de marketing. 

Aprenda a se posicionar digitalmente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima