Empreendedor da área da saúde: como planejar suas férias?

Como empreendedor, pode ser difícil arranjar alguns dias de folga. Afinal, são muitas tarefas a serem cumpridas. Para quem investe na área da saúde então, essa pode parecer uma missão quase impossível, já que existem muitas coisas “em jogo” ao se afastar um pouco do seu negócio, principalmente quando falamos do bem-estar de seus pacientes. 

Por outro lado, há quem até consiga um período de descanso, mas ainda verifique seus e-mails e responda mensagens urgentes, perdendo o foco do que realmente importa: relaxar. 

Se esse é o seu caso, talvez seja hora de desacelerar e planejar suas tão merecidas férias de um modo mais eficiente. Quer saber como fazer isso? É só ficar com a gente até o final deste conteúdo! 

Entenda a razão pela qual todo empreendedor precisa de férias

Se você investe em um negócio próprio na área da saúde, é provável que desconsidere totalmente a ideia de tirar férias, pelo menos no começo de sua jornada no mundo dos negócios.  

Isso costuma acontecer por conta de uma – digamos assim – “falácia”, repetida ano após ano: tempo é dinheiro! 

Calma, não estamos dizendo que essa frase tão famosa está totalmente errada. No entanto, hoje podemos afirmar de forma segura que, na verdade, “produtividade é dinheiro”! E, nada melhor para a produtividade do que descanso. Acredite.  

Quem afirma isso é o renomado escritor e psicólogo Travis Bradberry, autor de livros como Inteligência Emocional 2.0.  

Em um artigo publicado em seu LinkedIn, intitulado “Why the 8-Hour Workday Doesn’t Work” (Por que a jornada de trabalho de 8 horas não funciona), Bradberry afirma que o corpo humano alterna, de forma natural, períodos de grande energia, seguidos por quedas de rendimento contínuas. 

O que isso quer dizer? Que você rende mais quando descansa mais.  

Além disso, não tenha medo de perder pacientes se ficar alguns dias afastado de sua empresa. A especialista em carreira norte-americana Lauren Milligan, afirmou em entrevista à revista Forbes que: 

“É fácil para os autônomos se convencerem de que não podem fugir – de que perderão negócios ou clientes se tirarem uma folga. Com toda a honestidade, esse raramente é o caso. Entretanto, três coisas são necessárias: avisar aos clientes atuais, um plano de continuidade e um plano de emergência. Com isso, os empreendedores podem tirar férias sem culpa, como um funcionário assalariado.”

Tendo isso em mente, que tal começar hoje mesmo a planejar as suas férias tão aguardadas

Aprenda a planejar as suas férias da maneira certa

Como um empreendedor da área da saúde você precisa ser capaz de se distanciar do seu negócio. Afinal, este é um setor de muito desgaste, principalmente no campo emocional. 

Férias ocasionais são cruciais para garantir que você mantenha sua mente saudável e possa dar o seu melhor aos seus pacientes.  

Pensando nisso, preparamos algumas sugestões para você planejar as suas férias da maneira certa, evitando dores de cabeça e garantindo que tudo fique em ordem. Acompanhe abaixo!

Defina uma data e cumpra-a 

Defina uma data para as suas férias e a torne inegociável. Ou seja, nada de ficar inventando desculpas para adiar sua folga com medo que algo dê errado no seu negócio. Lembre-se que o seu descanso é tão importante quanto o seu trabalho. Certo? 

Você pode informar à sua equipe que está disponível por uma ou duas horas em determinados dias, mas estabelecer limites é fundamental.  

Você também deve garantir que sua equipe tenha todas as ferramentas necessárias para concluir o trabalho enquanto você estiver fora do consultório ou clínica. Assim, as interrupções tendem a diminuir.  

Não tenha medo de ficar indisponível

Separe ao menos metade das suas férias para ficar totalmente indisponível. É muito fácil dizer “vou verificar meu e-mail e apagar alguns incêndios, depois desligo o computador/smartphone”. Mas, lembre-se que a ideia não é essa. 

Você contratou sua equipe para lidar com qualquer problema enquanto você estiver ausente. Logo, estabeleça limites durante a sua folga. 

Analise o seu negócio antes de planejar suas férias 

Como empreendedor, você é livre para decidir quando sairá de férias. Uma boa estratégia para diminuir as preocupações é analisar o fluxo de pacientes da sua clínica ou consultório durante o ano. 

Isso porque, toda empresa tem períodos de baixa, quando o número de atendimentos costuma diminuir consideravelmente. Se você puder planejar seus dias de descanso para essa época, você poderá se dar ao luxo de deixar outras pessoas no comando, sem esquentar a cabeça

Treine a sua equipe

Se você quer tirar férias apesar de todas as coisas que tem para fazer (e de todos os pacientes que costuma atender), então você precisa treinar alguém para cuidar de seus negócios enquanto você estiver fora.  

Claro, seus pacientes são “seus”, logo, você não precisa colocar outro especialista para ocupar o seu consultório. No entanto, é fundamental que os seus colaboradores estejam prontos para tirar dúvidas e reagendar atendimentos.  

A ideia é não deixar que as pessoas se sintam abandonadas caso haja alguma emergência. 

Coloque seu trabalho em dia antes de sair de férias

Reserve cerca de 60 a 90 minutos para colocar seu trabalho em dia. Você pode, por exemplo, adiantar consultas, enviar documentos que estão pendentes, falar com seus contadores e solicitar o reagendamento de horários para seus pacientes. 

Fazendo isso, emergências e problemas podem ser facilmente resolvidos para que você possa descansar como deve. Lembre-se de planejar suas férias planejando também seu trabalho. 

Confie em quem está ao seu lado

Definitivamente, a melhor forma de tirar férias despreocupadas é ter confiança na sua equipe. Se você tiver extrema segurança em seus funcionários, poderá tirar alguns dias de folga e se divertir sem ficar olhando o telefone compulsivamente o tempo todo. 

Na verdade, essa pode até mesmo ser uma oportunidade de crescimento para vocês como time. Logo, não tenha medo na hora de delegar tarefas.  

Pronto para planejar suas férias?

Na hora de planejar as suas férias, lembre-se ainda de contar com uma equipe de especialistas capazes de manter as suas finanças em ordem. Para isso, venha bater um papo com os contadores da Escritax! 

Estamos prontos para lhe ajudar, garantindo a folga que a sua cabeça precisa nesse período! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima