Como contratar funcionários em uma clínica médica? 

Seja você um pediatra, psiquiatra ou um clínico geral, por exemplo, a equipe de atendimento que está ao seu lado é fundamental para o sucesso do seu negócio. Logo, é necessário ficar atento na hora de contratar funcionários para sua clínica médica. Afinal, estamos falando de um tipo de empresa que visa o bem-estar das pessoas, não é mesmo? 

Quando novos e antigos pacientes entram em contato para fazer uma pergunta ou chegam para uma consulta, eles interagem com os seus colaboradores antes mesmo de ter algum contato com você. Tais interações não apenas estabelecem a experiência que eles terão no local, mas também afetam o nível de satisfação com o seu atendimento. 

Por isso, é de extrema importância escolher as pessoas certas para cada cargo. Você quer descobrir como fazer isso da melhor maneira possível? Então, fique conosco durante todo este conteúdo.  

Quais funcionários devo contratar em uma clínica? 

Antes de mais nada, esse é o momento de entender quais os cargos necessários em uma clínica médica. Lembre-se que a quantidade de funcionários contratados é muito relativa, já que depende, quase que exclusivamente, do tamanho do seu negócio.  

Outro ponto importante é que não listaremos aqui cargos que envolvam os atendimentos. Ou seja, outros especialistas da área médica.  

Sendo assim, você precisará contratar: 

  • Recepcionista: a função de um recepcionista é, basicamente, a de realizar agendamentos, cancelamentos e remanejamentos dos horários agendados. Tenha em mente que tal profissional deve ser empático, com fala clara e bastante atencioso, já que ele será o primeiro contato dos pacientes com a sua clínica; 
  • Equipe de limpeza: neste caso, podemos ter tanto um único profissional quanto um time completo, tudo dependerá do tamanho e das necessidades da empresa. Compreenda, aqui, que a higiene é imprescindível na área da saúde. Logo, seja exigente com a qualidade do serviço prestado; 
  • Assistente: também chamado de auxiliar, este profissional tem como obrigação organizar o consultório. A ideia é que ele saiba exatamente como andam os estoques de materiais dos médicos, bem como seja capaz de ajudar com arquivos ou pequenas necessidades dos especialistas.  

Há ainda outros profissionais importantes para qualquer clínica médica. Entretanto, eles não costumam trabalhar internamente, o que significa que você pode apenas firmar contrato com os mesmos, seja um autônomo ou um escritório/empresa especializada. Entre estes profissionais estão: 

  • Agências ou especialistas em marketing (social medias, redatores, entre outros); 
  • Desenvolvedores (para a criação e manutenção do seu site); 
  • Recrutadores ou empresas de RH; 
  • Contadores

Conheça os principais direitos e obrigações na contratação de funcionários

Ao contratar funcionários para a sua clínica médica, você precisa entender dois pontos: primeiro, que esta é uma ação necessária para melhorar os serviços prestados. Segundo, que há obrigações como contratante que devem ser cumpridas à risca.  

Funcionários contratados na modalidade CLT, ou seja, com carteira de trabalho assinada, possuem (entre outros) os seguintes direitos garantidos por lei: 

  • 13° salário: o valor deve ser pago sempre em duas parcelas, com a segunda tendo prazo limite até o dia 20 de dezembro. Para calcular o “salário extra” basta dividir o montante recebido mensalmente por 12 (meses) e multiplicar o resultado pelos meses trabalhados; 
  • Férias remuneradas: com um ano de casa o trabalhador já possui direito a férias remuneradas, ou seja, recebendo seu salário normalmente; 
  • Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço: conhecido também como FGTS. Este é um valor depositado mensalmente pela empresa em uma conta aberta em nome do funcionário na Caixa Econômica Federal e que corresponde a 8% do salário bruto.

Na dúvida, entre em contato com o seu contador e esclareça todos os pontos necessários para realizar a contratação de novos colaboradores sem erro! 

Dicas práticas para escolher os melhores funcionários para o seu negócio  

Com todos os pontos sensíveis considerados, é hora de conferir algumas dicas especiais que podem lhe ajudar na hora de contratar funcionários para a sua clínica médica. Acompanhe com a gente! 

Não tenha pressa!

Você não precisa contratar o primeiro profissional que aparecer no seu caminho apenas para adiantar as coisas. Afinal, lembre-se que estamos falando do setor da saúde e, portanto, todo cuidado é pouco.  

Se você não tem certeza de como escolher um bom colaborador ou não possui tempo para realizar diversas entrevistas, uma boa ideia é apostar em uma agência de recrutamento, por exemplo. Para isso, basta informar as características desejadas e deixar que os especialistas em contratações façam o seu trabalho.

Tenha em mente que decisões precipitadas podem gerar impactos negativos, como: 

  • Produtividade reduzida; 
  • Tempo perdido refazendo processos seletivos; 
  • Aumento de estresse dos funcionários, que podem se sentir sobrecarregados até que haja uma nova contratação. 

Prepare-se para contratar antes mesmo de ter uma vaga 

Ok, ok, essa dica pode parecer um pouco estranha, mas nós explicamos: ninguém está preparado para a saída de um colaborador (seja por demissão partindo da empresa ou do funcionário).  

Muitas vezes, até mesmo o período de aviso prévio pode ser curto para realizar entrevistas e encontrar alguém que preencha com excelência a vaga em questão. O que acontece, em seguida, é uma sobrecarga de tarefas para o restante da equipe. 

A boa notícia é que sempre existem profissionais experientes procurando emprego. No entanto, isso não significa que você deva esperar até o último minuto para procurar bons candidatos para a sua clínica. 

O ideal é manter em seus arquivos pessoais uma descrição atualizada de cada cargo, perguntas de entrevista e um plano de recrutamento, incluindo onde anunciará. 

A preparação adequada para uma situação como essa evitará que você seja levado a fazer a escolha errada em seu grupo de candidatos. 

Descreva o candidato ideal

Conhecer seu candidato ideal de antemão evitará uma escolha ruim para o futuro da sua clínica. Desta forma, o primeiro passo é sentar-se com sua equipe de gerenciamento e definir seus requisitos para todas as vagas. 

Experiência e credenciais são vitais, mas os requisitos mais desafiadores são aqueles que não são evidentes em um currículo ou carta de apresentação. Eles incluem: 

  • Traços de personalidade: você está procurando alguém alegre, otimista, compassivo e capaz de trabalhar de forma independente? 
  • Ética de trabalho: o candidato é um liderado ou um líder? Ele é capaz de trabalhar bem com os outros?  
  • Atenção e cuidado: o candidato domina as habilidades pessoais, como olhar as pessoas nos olhos, ouvir atentamente os outros e permanecer equilibrado e cortês mesmo sob pressão? 

Outra maneira de detalhar os atributos de seu candidato ideal é descrever como ele responderia em duas ou três situações hipotéticas. Aliás, você pode usar esses eventos hipotéticos em eventuais entrevistas, inclusive. 

Por fim, perceba que quando você tem ideias concretas para avaliar os candidatos, sua busca por um novo colaborador fica mais clara e suas chances de encontrar a pessoa perfeita aumentam consideravelmente. 

Precisando de ajuda contábil em seu consultório? Então, não perca nem mais um minuto e entre em contato com os especialistas da Escritax!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima