Posso mudar o contador da minha clínica?

Embora possa parecer estranho, trocar os profissionais que trabalham ao seu lado não precisa ser um aborrecimento. Isso porque, de novas metas para o seu negócio até serviços que lhe deixaram insatisfeito, há diversos motivos pelos quais você pode querer mudar o contador da sua clínica

Muitas vezes, mesmo descontentes, podemos nos sentir comprometidos com nossos contadores atuais, seja por conta de privacidade, relacionamento profissional de longo prazo ou anos de informações financeiras acumuladas com os mesmos. No entanto, adiar esta mudança pode prejudicá-lo mais do que você imagina. 

Assim, se você deseja substituir o especialista que está ao seu lado, você precisa conferir este artigo agora mesmo. Esse é o seu caso? Então, continue com a gente por mais alguns minutos. 

Afinal, eu realmente posso trocar de contador?

Não há o que discutir: contadores são importantes para o funcionamento e lucratividade de qualquer empresa. Isso porque, além de gerenciarem contas comerciais, eles garantem que um negócio esteja em conformidade com toda a legislação tributária atual, executando os processos da maneira mais eficiente possível. 

Infelizmente, podemos sentir que em determinado momento, o profissional que nos atendeu até então já não supre mais nossas expectativas ou simplesmente não consegue acompanhar o crescimento, ou mudança da organização. 

E é exatamente neste ponto que uma dúvida crucial pode surgir: “afinal, eu posso mudar o contador da minha clínica?” 

Bem, a resposta é simples: sim, é possível realizar tal mudança. Mas, muita calma! Antes de fazê-la, o ideal é ponderar certos pontos e focar em uma busca minuciosa por um novo especialista.  

Vamos entender melhor sobre isso abaixo.  

Existe um momento ideal para mudar o contador da minha clínica? 

Tecnicamente, você pode mudar o contador da sua clínica a qualquer momento. Entretanto, pode ser mais sensato fazê-lo em períodos específicos, como o final do ano financeiro/fiscal ou durante uma pausa em suas atividades comerciais (quando você não tem faturas pendentes para pagar), por exemplo. 

No geral, a menos que existam razões urgentes pelas quais você precisa encontrar um novo especialista, o mais indicado é que o processo não seja apressado, mas sim de maneira gradual. 

Sem correria, você garante que nenhuma ação importante seja negligência durante a transição, o que levaria a possíveis problemas mais adiante. Portanto, vá com calma! 

Razões para mudar de contador

Encontrar o contador certo é um dos aspectos mais importantes na gestão de uma clínica, independentemente de seu porte. No entanto, nem sempre acertamos de primeira ou permanecemos com o mesmo profissional com o passar dos anos (e com o crescimento do negócio). 

Assim, se você está na dúvida se precisa ou não mudar o contador da sua empresa, aqui vão algumas razões comuns para fazer isso: 

A comunicação é ruim 

Se você está pagando uma boa quantia ao seu contador pelos serviços prestados, é justo que consiga falar com ele com relativa facilidade, não é mesmo?  

Agora, se você percebe que seu contador leva dias para responder a um simples e-mail ou sempre parece estar longe de sua mesa quando você liga, mesmo em horário comercial, talvez seja o momento de repensar esta relação.   

Embora ele não tenha que estar de plantão dia e noite, é de se esperar que retorne sua ligação ou mensagem em até 24 horas úteis, especialmente se você estiver pedindo conselhos sobre algo realmente urgente.  

Logo, se você sente que precisa “perseguir” o profissional para conseguir o mínimo de ajuda, pode ser um sinal de que é hora de fazer mudanças. 

Seu contador não lhe explica nada 

A relação com o seu contador é muito simples. Ele é o especialista na área financeira e você o paga para lidar com assuntos que não entende, ou que não tem tempo para cuidar por conta própria.  

Por isso, se você é ignorado ou não recebe uma explicação quando faz perguntas sobre o seu negócio, é preciso ficar alerta. Afinal, estamos falando do seu dinheiro. Logo, você tem todo o direito de pedir esclarecimentos ou simplesmente tirar dúvidas. 

Do contrário, pode ser um sinal claro e que o seu contador não é transparente sobre os serviços pelos quais está cobrando. 

Você não recebe um serviço personalizado 

De modo geral, os melhores contadores ajudam você a desenvolver planos para lidar com praticamente tudo, desde uma crise no fluxo de caixa até encontrar novas maneiras de financiar seu negócio.  

Lembre-se que cada empreendimento possui suas particularidades. Logo, receber conselhos personalizados pode fazer toda a diferença para o crescimento e, consequentemente para o faturamento, da sua clínica

Seu contador é reativo, não proativo 

É função de um contador sinalizar possíveis problemas assim que eles forem detectados. Isso pode incluir coisas como gargalos no fluxo de caixa e faturas atrasadas, lhe dando tempo para planejar o que fazer antes que seja tarde. 

Porém, se o seu contador só age quando as coisas já deram errado, se mostrando incapaz de rastrear falhas, talvez seja a hora de rever esta relação. 

Seu contador não entende da área da saúde 

Seu contador pode fazer um excelente trabalho com relação as suas finanças, ajudar você com a declaração de imposto de renda e até mesmo oferecer bons conselhos comerciais. Mas, quando algo fora do normal acontece, ele é capaz de lhe ajudar de modo específico? 

Se o profissional que vem lhe atendendo não conhece bem sobre a legislação tributária para o setor da saúde, por exemplo, ele pode não ser a melhor escolha. Definitivamente.

Por fim, é hora de seguir em frente

Felizmente, o processo para trocar o contador da sua clínica tende a ser bastante simples.  

Primeiro, tente o seu melhor para terminar as coisas em “bons termos” com seu contador atual. Você pode ligar para ele ou enviar um e-mail agradecendo pelo trabalho prestado, mas informando que trabalhará com outra pessoa ou empresa em breve. 

Você pode descrever o motivo, mas o ideal é não salientar problemas, evitando confusões desnecessárias durante a transição.  

Lembre-se também de manter por perto toda a documentação relevante caso precise mudar de contador. Assim, seu negócio segue protegido. 

Se você possui uma clínica e está à procura de profissionais especializados na área da saúde, entre em contato com a Escritax hoje mesmo! Com anos de experiência e um vasto conhecimento técnico, nossa equipe está pronta para lhe ajudar da melhor maneira. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima