Problemas causados por contabilidade atrasada

Não é incomum que pequenas e médias empresas concentrem-se em oferecer serviços de qualidade e atrair novos clientes. Afinal, é assim que um negócio de sucesso cresce e conquista a admiração do mercado, não é mesmo?  

No entanto, focar apenas nestes pontos significa que muita coisa ficará de lado, inclusive questões importantes, como o pagamento de impostos e negociações com fornecedores. O resultado? Uma série de problemas causados por contabilidade atrasada, o que pode ocasionar graves prejuízos. 

Manter as informações contábeis da empresa em dia permite uma visão real da situação da organização, fornecendo uma estimativa de custos, faturamentos e previsões mais precisa. Então, que tal entendermos melhor como isso é possível e quais as consequências de não fazê-lo? Para isso, fique com a gente por mais alguns minutos! 

Contabilidade atrasada é sinal de dor de cabeça!

Ninguém gosta de lidar com burocracias, vamos admitir. Logo, não é difícil deixar uma bagunça acumular quando o assunto são finanças. Mas, a questão é: você está pronto para enfrentar a dor de cabeça que isso pode causar?  

Abaixo, listamos uma série de problemas ocasionados por contabilidade atrasada. Leia cada um deles com atenção e reflita se vale a pena correr o risco ou se é melhor simplesmente buscar a ajuda de especialistas no assunto

As finanças da sua empresa ficam no escuro

Se você não focar na contabilidade, seus livros não mostrarão uma imagem clara da viabilidade financeira de sua empresa. Sem registros precisos, pode ser difícil (ou quase impossível) rastrear projeções e determinar o fluxo de caixa. 

Sem medir com precisão tal fluxo, por consequência, você pode não enxergar problemas como faturas vencidas, estoque retido ou despesas variáveis recorrentes.  

Lembre-se que com uma visão clara destes quesitos você pode descobrir seu ponto de equilíbrio. 

Seu fluxo de caixa mostra quando (e quanto) o dinheiro está entrando e quais contas precisam ser pagas. Se sua empresa não está conseguindo acompanhar este fluxo e você está com dificuldades financeiras, ter uma trilha contábil pode revelar onde está o erro. 

As opções de financiamento tornam-se limitadas

Precisa de acesso rápido ao dinheiro? Suas opções são limitadas se você não tiver livros atualizados. Se você pedir um empréstimo ao banco sem registros financeiros detalhados, por exemplo, a resposta provavelmente será um não.  

Apenas reflita sobre isso: você gostaria de investir em uma empresa que não atualizou sua situação financeira por meses, não sabendo como estão suas contas e quanto lucro obteve durante esse período? 

Sem evidências de seu histórico financeiro, garantir empréstimos, atrair parceiros ou vender seus serviços será uma tarefa difícil. 

Seu ciclo de faturamento se perde

Sua memória pode ser boa, mas acredite, à medida que o seu negócio cresce, manter uma nota mental sobre clientes que estão em débito ou sobre valores a receber se tornará bem complicado.  

Logo, quanto mais lento você for na organização de faturamentos pendentes, mais tempo sua empresa ficará sem esses fundos. 

Gerenciar despesas torna-se complicado

Ter uma gaveta cheia de recibos pode parecer ok, mas isso não vai lhe poupar dinheiro. Sem uma contabilidade adequada, sua empresa pode sofrer com vazamentos de receita lentos.  

Você rastreou os custos com equipamentos do último mês? E com itens de escritório? Com limpeza e manutenção, talvez? Não? Pois, saiba que o registro inadequado de despesas pode levar a sérios problemas, inclusive na hora de fazer a sua declaração do Imposto de Renda.  

Você pode ficar na mira da Receita Federal

Não, você não será preso por estar com a contabilidade atrasada. Apesar de problemático, não há nada que criminalize a desorganização das finanças.

Entretanto, quando a papelada não está em dia você pode ter dificuldades na hora de declarar o IR. Lembre-se que a falta de informações precisas, neste caso, pode acabar em: 

  • Pagamento de multas; 
  • Denúncia por crimes relacionados à sonegação fiscal; 
  • Ser impossibilitado de assumir cargos públicos; 
  • Proibição para tirar ou atualizar passaporte; 
  • Dificuldades para abrir contas em bancos; 
  • Não poder realizar financiamentos ou empréstimos. 

Você não consegue criar boas estratégias de crescimento

Como proprietário de uma empresa, você deve ter uma visão clara e objetiva para o futuro do seu negócio, e consequentemente, um plano ou estrutura operacional que o ajudará a chegar lá. 

Esteja você tentando definir metas para o próximo ano, trimestre, mês ou semana, uma estratégia contábil inadequada o impedirá de conseguir qualquer coisa.  

Como você frustra estes planos? Deixando de lado a organização de suas finanças, claro.  

Contabilidade atrasada x eficiência

Imagine o seguinte cenário: você dedica incontáveis horas com o objetivo de ver o seu negócio crescer. Mas, o esforço é tanto que não sobra tempo para pensar na contabilidade, muito menos para contratar um especialista que o faça. 

Embora tudo possa parecer sob controle nos primeiros meses, o resultado tende a ser catastrófico. Isso porque, o relapso com as finanças da organização costuma gerar uma verdadeira “bola de neve” de estresse, frustração e medo.  

No final, há tantos problemas a serem resolvidos, que é preciso desacelerar, perdendo tempo, eficiência e, na maioria das vezes, dinheiro. 

As lições que podemos aprender com isso são: 

  • Faça a sua contabilidade mensalmente; 
  • Arquive documentos e comprovantes importantes; 
  • Organize a entrada e saída de dinheiro; 
  • Contrate uma empresa de confiança para lhe auxiliar no processo. 

Tudo isso parece muito óbvio, não é mesmo? No entanto, uma coisa é compreender estes pontos, outra é realmente colocá-los em prática.  

Não coloque o seu negócio em risco: acabe com a contabilidade atrasada hoje!

Por fim, para evitar prejuízos futuros, o ideal é que você tenha total ciência do que entra e sai da sua empresa. Você não tem tempo para isso? Sem problemas! Basta contratar um escritório de contabilidade de sua confiança e repassar todas as informações necessárias, podendo ficar tranquilo e se dedicar apenas ao seu negócio. 

Precisando de ajuda para realizar esta transição? Então, entre em contato com os especialistas da Escritax hoje mesmo. Em pouco tempo a casa estará em ordem, pode apostar! 

Aproveite também para acessar nosso blog. Por lá você encontra dicas incríveis para manter as suas finanças em dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima