Como prestar serviços de psicologia para empresas?

Não é de hoje que as empresas notaram que seu verdadeiro capital é aquele formado por seus colaboradores. Logo, é fundamental que esses recebam cuidado máximo. Um funcionário eficiente é um verdadeiro trunfo para um negócio, mas há momentos em que qualquer um pode precisar de apoio emocional, até mesmo quem se mostra mais competente e produtivo.  

A pressão a qual um trabalhador é submetido, seja qual for a circunstância, pode acabar afastando-o por motivos de saúde. Por isso, os serviços de psicologia para empresas podem ser vantajosos para todos os lados envolvidos: o do empregador, o do funcionário e, por consequência, o do profissional de saúde mental.  

Assim, se você fornece atendimentos na área de psicologia, ou se está apenas no início de carreira e não sabe por onde começar, optar pela prestação de assistência institucional pode ser uma excelente escolha. Vamos juntos conferir como isso funciona? Então, fique com a gente até o final deste artigo! 

Como um psicólogo pode ajudar em um ambiente de trabalho? 

O profissional que presta serviços de psicologia pode atuar diretamente em uma empresa, como autônomo, ou em uma consultoria de recursos humanos, onde a contratação ocorre quando a organização deseja terceirizar algumas funções ou tarefas, como realizar processos seletivos. 

Desta maneira, o psicólogo pode ajudar no planejamento, organização ou direcionamento do desenvolvimento de pessoas, sua retenção, admissão e avaliação de seu desempenho. Também é sua função analisar, observar e, se necessário, intervir em conflitos entre colaboradores, garantindo um bom clima organizacional. 

Por outro lado, se o especialista decidir atender por conta própria, estabelecendo um contrato com a instituição, ele pode focar em observar e mensurar aspectos físicos, sociais e psicológicos que afetam o bom desempenho dos trabalhadores, impactando nos resultados. 

Para isso, é possível utilizar questionários, entrevistas e outros métodos, avaliando tanto produtividade quanto saúde mental.  

Conheça alguns serviços de psicologia oferecidos às empresas

No geral, cada empresa possui suas próprias particularidades. Logo, as necessidades internas tendem a ser diferentes de uma para outra. Um psicólogo que presta serviços para este setor pode auxiliar em pontos como: 

  • Análise de trabalho e seleção pessoal; 
  • Treinamento e desenvolvimento; 
  • Aconselhamento e terapia; 
  • Promoção do bem-estar; 
  • Reabilitação de colaboradores. 

No caso das sessões de terapia, por exemplo, o foco pode variar de acordo com a área ou posição do funcionário. Entretanto, é comum que estes especialistas cuidem de problemas relacionados a: 

  • Estresse laboral: pressão excessiva sobre o trabalhador. Este, por sua vez, pode se sentir pressionado a cumprir prazos, com determinadas normas e com uma responsabilidade maior do que é capaz de assumir; 
  • Burnout: quando o colaborador se sente desanimado, há falta de apoio, excesso de trabalho e tarefas muito repetitivas. Neste caso, é preciso ficar atento, pois o Burnout levar a consequências complicadas, tanto física quanto emocionalmente; 
  • Relações com os demais colegas: se não são boas, há grandes possibilidades de existirem atritos. O resultado? O trabalhador acaba sofrendo psicologicamente e seu rendimento cai consideravelmente. 

Afinal, como faço para prestar serviços de psicologia em organizações? 

Esqueça a ideia de fechar negócio apenas com uma conversa. Ou seja, sem um contrato por escrito. Para sua segurança, o ideal é estabelecer como o seu serviço será realizado, indicando inclusive, dias e horários disponíveis, bem como valores.  

Além disso, é fundamental que o psicólogo possua um CNPJ, o que facilitará os trâmites legais da relação com a empresa. 

Outros pontos que devem ficar claros na hora de fechar negócio são: 

  • O empregador não poderá ficar na sala durante os atendimentos; 
  • O sigilo das conversas deve ser total. Ou seja, o empregador não saberá o que é dito nos atendimentos de seus funcionários; 
  • É necessário um espaço exclusivo para as consultas, de preferência, silencioso e afastado das demais atividades da empresa; 
  • O pagamento deve ser realizado ainda que os seus serviços não sejam prestados (mas desde que você esteja presente no local). Assim, você não perde o dia de trabalho; 
  • Suas condições de férias (informe quando não estará disponível). 

Como vender seus serviços de psicologia? 

Antes mesmo de firmar um contrato, pode ser preciso convencer o empregador sobre os benefícios da psicologia no ambiente de trabalho. Para isso, uma boa ideia é organizar uma apresentação que traga estatísticas e informações pertinentes sobre o tema.  

Você pode começar listando as vantagens de ter um profissional da área por perto, contando com tópicos como: 

  • Controle adequado da ansiedade: a ansiedade pode ter um impacto negativo em nosso desempenho, pois tira a concentração e pode nos impedir de interagir corretamente com as pessoas ao nosso redor. Por isso, é fundamental prevenir seus excessos. Aprender a gerenciá-la adequadamente também é um benefício importante da terapia psicológica para os funcionários; 
  • Prevenção e redução do estresse: o estresse é a reação psicológica que surge quando percebemos que as exigências de uma tarefa excedem os recursos de que dispomos para enfrentá-la. Embora esse estresse possa ser normal em boa parte dos casos, o problema aparece quando ele se mantém ao longo do tempo. Se isso acontecer, nosso corpo e mente se desgastam, trabalhamos mal e nosso comprometimento com a tarefa despenca; 
  • Maior motivação e comprometimento: cada pessoa é única e não existem receitas universais para atingir a motivação de todos os trabalhadores de uma empresa. No entanto, uma correta utilização do tempo, que permita conciliar trabalho e vida pessoal, um salário adequado e uma boa estratégia de benefícios sociais, e salariais, contribuem para a motivação. Além disso, trabalhador motivado é aquele que se sente bem consigo mesmo e que sente que seu trabalho é reconhecido, não sendo este um fardo que afeta seu bem-estar psicológico. 

Claro, estes pontos são apenas um resumo dos motivos pelos quais as empresas devem oferecer apoio psicológico aos funcionários. Deixe todos eles claros e você conseguirá construir uma boa carteira de clientes para o seu negócio.  

Se você possui uma empresa de psicologia e quer ajuda para cuidar das suas finanças, fale hoje mesmo com os especialistas da Escritax. Por aqui você encontra o suporte necessário para manter a sua contabilidade sempre em dia. Vamos conversar? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima