Como abrir CNPJ médico em Curitiba

Não é de hoje que a capital paranaense se destaca por seu desenvolvimento urbano, social e, principalmente, econômico. O centro ecológico do país, aliás, costuma aparecer com frequência no ranking das melhores cidades nacionais (e internacionais) para se viver. Logo, não é preciso pensar muito para compreender que abrir um CNPJ médico em Curitiba pode ser uma excelente ideia.  

Seja você um especialista com anos de experiência ou um profissional recém-formado, encontrar um mercado aquecido e incontáveis oportunidades pode fazer toda a diferença para as suas finanças. E isso, claro, Curitiba tem de sobra para oferecer! 

Portanto, se você deseja realizar o seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica no município com a mais forte economia do sul do Brasil, fique conosco por mais alguns minutos. Além de um checklist para lhe auxiliar no processo, nós da Escritax preparamos algumas dicas incríveis para quem deseja atuar como PJ no setor da saúde.  

Por que devo abrir um CNPJ médico em Curitiba?

Antes de mais nada, precisamos entender o que faz de Curitiba uma cidade diferenciada e um lugar perfeito para novas empresas da área médica. Além de se destacar quando o assunto é cultura, qualidade de vida e segurança, a capital paranaense possui: 

Forte economia

Curitiba é, conforme aponta o último censo do IBGE, a economia mais forte da região sul e a quinta maior do Brasil. Além disso, seu planejamento urbano facilita a mobilidade dos habitantes, que podem atravessar a cidade em pouco tempo. 

Do mesmo modo, sua região metropolitana ganha destaque, recebendo centenas de multinacionais e fazendo o dinheiro girar rapidamente, o que se reflete nos negócios. 

Altos níveis de desenvolvimento 

Com a criação do programa Vale do Pinhão, a Prefeitura de Curitiba tem tornado a cidade um verdadeiro polo tecnológico e, consequentemente, aumentado o número de empresas da região.  

Com mais negócios, as oportunidades de trabalho crescem, atraindo pessoas de todas as partes do país e do mundo. Como resultado, a economia gira e a demanda por serviços básicos, como os de saúde, dispara.  

CNPJ é realmente uma boa escolha para médicos?

Antes de mais nada, precisamos recapitular o que é e para que serve um CNPJ. Conhecido também como Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o CNPJ é o registro que caracteriza a existência de uma empresa. Ou seja, sem ele é impossível atuar legalmente como tal. 

Assim, para abrir CNPJ médico em Curitiba é necessário separar alguns documentos e solicitar a abertura através da Receita Federal.

Entre as principais vantagens de atuar na área médica como PJ, podemos destacar: 

Maiores oportunidades

Boa parte das clínicas e hospitais optam pela contratação de profissionais que possuem CNPJ. Afinal, além da flexibilização dos contratos de trabalho, é possível diminuir consideravelmente os gastos com encargos e tributos.

Logo, ter uma empresa aberta em seu nome pode garantir inúmeras oportunidades, além de permitir que você escolha a vaga que melhor atende suas expectativas financeiras e de carga horária. 

Aumento nos ganhos

Em suma, um cadastro como PJ concede liberdade de escolha ao médico. Essa mesma liberdade, de poder optar pelo local de trabalho (graças à variedade de oportunidades), também se reflete no bolso.  

Plantões em múltiplos hospitais e clínicas? Com um CNPJ é possível. Aumento no número de atendimentos e, consequentemente, no faturamento mensal? Também. 

Menos impostos

Os impostos para Pessoas Jurídicas também diminuem, sobretudo se comparados aos dos médicos que atuam como Pessoa Física. No entanto, vale lembrar: para não errar quando o assunto é dinheiro, o ideal é buscar a ajuda de contadores que entendem do setor médico.

Assim, além de garantir que todas as contas estejam em dia, você pode dormir tranquilo, com a certeza de que as suas finanças estão em boas mãos.  

O que você precisa saber para abrir um CNPJ médico em Curitiba 

A princípio, para começar a atuar como médico PJ, é necessário definir alguns pontos:

1. Tipo de empresa

Esse é um dos momentos no qual um bom profissional de contabilidade pode fazer toda a diferença. Isso porque, a escolha do tipo jurídico certo é fundamental para garantir economia no pagamento dos tributos.   

As opções de empresas disponíveis são:

  • Empresário Individual;
  • Sociedade Limitada (LTDA);
  • SLU (Sociedade Limitada Unipessoal);
  • Sociedade Simples.

2. Regime tributário

Antes de abrir seu CNPJ médico em Curitiba também é preciso compreender os regimes tributários, optando pelo que melhor se enquadra no seu negócio: 

Vale lembrar que médicos não podem ser MEI (Microempreendedor Individual), já que sua profissão é considerada de cunho intelectual. Conforme indica a legislação, são consideradas atividades intelectuais aquelas que possuem natureza artística, literária e científica. 

3. CNAE

CNAE, ou Classificação Nacional de Atividade Econômica, são os códigos utilizados para descrever os serviços prestados por uma empresa. É de extrema importância, assim, escolher a classificação correta, para evitar dores de cabeça e gastos desnecessários no futuro.  

Entre as opções para a área médica estão: 

  • 8630-5/03 – Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • 8630-5/01 – Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • 8630-5/02 – Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares.

Saiba qual a documentação exigida

Você sabia que abrir uma empresa em Curitiba é 64% mais rápido que em qualquer outra capital do país? Quem aponta esse dado é o Mapa de Empresas, ranking divulgado pelo Ministério da Economia. Então, se você deseja aproveitar desta facilidade, comece separando os documentos e informações necessárias: 

  • RG ou CNH; 
  • Comprovante de residência; 
  • Dados sobre estado civil, profissão e contato. 

Se a empresa tiver sócios, os mesmos também precisam apresentar tais informações. 

Em seguida, separe as informações e documentos relacionados a empresa. São eles: 

  • Nome fantasia; 
  • Razão social; 
  • Endereço comercial; 
  • Capital social; 
  • Atividades realizadas; 
  • Telefone e e-mail. 

Vale lembrar que é necessário obter, no caso de médicos recém-formados que ainda não possuem, o registro no CRM (Conselho Regional de Medicina). Afinal, sem ele não é possível concluír o processo.

Abrir CNPJ médico em Curitiba é realmente descomplicado!

Vamos admitir, processos que soem minimamente trabalhosos e burocráticos costumam tirar o sono de qualquer pessoa, não é mesmo? No entanto, engana-se quem pensa que abrir CNPJ médico em Curitiba precisa ser assim.  

Desde agosto de 2018 há integração entre a Prefeitura da cidade e a Redesim. Com isso, a abertura de empresas passou a ser feita totalmente online, através do site Empresa Fácil. Neste caso, não importa se o seu objetivo é prestar serviço para hospitais e clínicas, ou dar início ao seu próprio consultório. Você pode resolver tudo em um só lugar!

Como abrir CNPJ em Curitiba?

Quer entender como tudo funciona? Então, confira o checklist abaixo:

  • Acesse o Empresa Fácil e faça a Consulta Prévia de Viabilidade, que verifica se o imóvel para instalação do negócio está apto para tal; 
  • Em seguida, é preciso verificar com a Junta Comercial a disponibilidade do nome escolhido; 
  • Automaticamente, o sistema comunica-se com a Receita Federal, emitindo um documento que precisa ser preenchido com as informações da empresa, como dados dos sócios e capital social; 
  • Então, é solicitado o pagamento de uma taxa de R$195 e, só com a realização do mesmo, é gerado um protocolo do contrato; 
  • Se estiver tudo certo com os documentos, o contrato eletrônico pode ser preenchido e devidamente assinado, utilizando um Certificado digital. 

Após nova análise, é liberado o Contrato Social registrado na Junta Comercial, a Inscrição Municipal e o CNPJ. Assim, o médico já pode solicitar as demais licenças: Alvará do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Para solicitar o Alvará de Funcionamento, entretanto, é preciso que os dois primeiros estejam prontos.  

Com tudo resolvido, é hora de prosseguirmos:

  • É gerada a taxa de pagamento do Corpo de Bombeiros, com base na atividade do médico, endereço e tamanho do local. Apenas com esse valor pago o certificado é liberado; 
  • Lembre-se que é necessário anexar tal documento no Alvará de Localização da Prefeitura, assim como ocorre com a Vigilância Sanitária; 
  • Após nova análise, o empresário pode receber uma licença de um ou três anos de funcionamento, levando em conta sua atividade. 

Finalmente, todas essas licenças devem ser anexadas no campo de solicitação do Alvará de Funcionamento. Então, outra análise é realizada para liberar o Alvará Municipal.  

Pronto! Agora, basta fazer a solicitação para emissão de Nota Fiscal, adquirir o Certificado Digital do seu CNPJ e optar pelo Regime Tributário que melhor atende suas necessidades. 

Pensando em abrir CNPJ médico em Curitiba? Uma contabilidade especializada pode ajudar! 

Ainda que algumas fases do processo para abrir CNPJ médico em Curitiba tenham melhorado e se tornado mais ágeis com o passar do tempo, há muitos pontos que precisam de atenção redobrada. Um bom exemplo é a escolha do tipo de empresa e de regime tributário.

Ao fazer tais escolhas de maneira equivocada, o empresário pode acabar pagando uma quantidade exorbitante de impostos, o que eventualmente poderá refletir diretamente em seu lucro. 

Além disso, há uma série de documentos necessários para dar andamento à abertura de um negócio. Enquanto um profissional da área da saúde pode levar dias para separar a papelada e submetê-la da forma correta, uma contabilidade especializada no setor é capaz de resolver isso em pouquíssimo tempo. 

Ah, não se esqueça, por exemplo, que esses profissionais também podem oferecer auxílio com: 

  • Assessoria tributária e contábil; 
  • Assessoria trabalhista; 
  • Obrigações fiscais no geral. 

Por fim, se você precisa de ajuda para abrir seu CNPJ não perca tempo e entre em contato com a Escritax. Além de agilidade e rapidez no processo, você terá total suporte do nosso time de especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima