Preciso ter certificado digital para abrir empresa?

Se você é médico e pretende iniciar seu próprio negócio, é provável que já tenha ouvido falar sobre certificados digitais. Como é comum da profissão, seu dia a dia pode ser bastante agitado, o que pede soluções rápidas e muita praticidade para resolver questões burocráticas, não é mesmo? É exatamente neste ponto que tal tecnologia entra.  

Mas, afinal, é preciso ter certificado digital para abrir uma empresa na área da saúde ou isso é apenas uma comodidade? É muito difícil conseguir um, aliás? Quais as opções disponíveis?  

As respostas para essas e diversas outras perguntas relacionadas você encontra no artigo abaixo. Portanto, fique conosco por mais alguns minutos e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto.  

O que é um certificado digital? 

Resumidamente, um certificado digital nada mais é do que uma espécie de assinatura eletrônica, voltada tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.  

Quando você adquire um desses documentos, por exemplo, você tem em mãos diversos dados seus, como nome, identidade e e-mail, em versão digital. A vantagem é que a autenticidade de tal assinatura é a mesma da realizada com o próprio punho, o que desburocratiza diversos serviços, permitindo que eles sejam feitos sem sair de casa.  

Certificados digitais são realmente seguros?

Bem, essa é uma das maiores dúvidas de quem precisa lidar com um certificado digital. Para respondê-la, precisamos entender como esse documento funciona. Não do ponto de vista legal, mas sim estrutural.

Desde que a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil) foi instituída no país, através da Medida Provisória n° 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, órgãos públicos, empresas e população no geral tiveram a chance de tornar transações eletrônicas e diversos outros processos muito mais efetivos e rápidos (de forma 100% online). 

No entanto, como garantir que não haja fraudes ou adulterações eletrônicas? O que faz dos certificados digitais documentos confiáveis e seguros?  

Simples: eles são mecanismos que utilizam criptografia. Ou seja, chaves criptográficas. Criptografar nada mais é do que codificar informações digitais de maneira que somente o emissor e o receptor possam ler. 

Assim, é possível garantir autenticidade e, principalmente, confidencialidade.

Só é possível abrir empresa tendo um certificado digital? 

A resposta correta é: depende.  

Em suma, você precisará de um certificado digital para abrir empresa médica caso opte pelos regimes tributários de Lucro Real, Lucro presumido ou pelo Simples Nacional. Isso porque, seu acesso ao site da Receita Federal para emissão das guias do DARFs e DAS , por exemplo, apenas será possível utilizando tal documento.  

Por outro lado, até mesmo quem não se enquadra nos regimes citados acima provavelmente precisará fazer uso desta tecnologia para realizar alguma transação online ou para emitir notas fiscais eletrônicas.

Mas, é preciso levar em consideração que muitas cidades já possuem um processo de abertura de empresas 100% online. Ou seja, nesses casos, é realmente obrigatório ter um certificado digital.   

Logo, seja por obrigatoriedade ou por praticidade, ter um certificado digital é sempre uma excelente opção.

Quais são os diferentes tipos de certificado digital? 

Atualmente, o médico que deseja adquirir um certificado digital para abrir empresa tem à sua disposição duas opções. São elas: 

Certificado digital A1 

Emitido e armazenado diretamente no computador (ou em outro dispositivo), o certificado digital do tipo A1 permite que o usuário faça cópias de segurança do documento. Também é possível acessá-lo de qualquer lugar, o que torna o processo ainda mais eficiente.  

Ah, mas é preciso ficar de olho, pois sua validade é de 1 ano, sendo necessário renová-lo após esse período. 

Certificado digital A3 

Já o certificado digital A3 possui diferentes versões. Entre as possibilidades de quem adquire o documento, estão armazená-lo em forma de:

  • Cartão; 
  • Token; 
  • Nuvem. 

Não há diferença entre os níveis de segurança dessas assinaturas eletrônicas. Logo, basta optar pela que melhor atende as suas necessidades.  

No caso do A3, a validade pode chegar a 5 anos. Basta fazer sua escolha na hora da compra.

Preciso de um certificado digital apenas para abrir empresa? O que mais posso fazer com ele? 

Embora o certificado digital seja imprescindível para abrir empresa médica, há diversos outros motivos pelos quais você pode (e deve) investir neste documento eletrônico, seja ele no formato e-CNPJ ou e-CPF.  

No caso do e-CNPJ, os principais são: 

  • Acesso a serviços da Receita Federal
  • Emissão de notas fiscais eletrônicas; 
  • Assinatura digital de documentos legais. 

Já quando o assunto é o e-CPF, algumas boas razões para investir em um são: 

  • Assinatura de documentos jurídicos sem sair de casa; 
  • Elaboração do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), disponível em diversos hospitais e clínicas espalhados pelo país;
  • Acesso a guia de recolhimento do FGTS; 
  • Utilização do sistema do Conselho Regional de Medicina, bem como do Portal Médico;
  • Possibilidade de realizar serviços de cartório de modo digital; 
  • Acesso à plataforma de Prescrições Eletrônicas;
  • Facilidade na declaração do IR. 

Além do mais, ter esses documentos garante o acesso ao Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, também conhecido como e-CAC, o que pode facilitar sua vida em diversos sentidos.  

Ficou na dúvida? Então, descubra 3 razões para investir em um certificado digital para abrir empresa. 

Abaixo, listamos três boas razões para você investir hoje mesmo em um certificado digital para o seu negócio na área médica. Lembre-se de levar em consideração tudo o que lemos até aqui. Certo? Então, vamos lá: 

  • Segurança para você e sua empresa: os certificados digitais são totalmente seguros e sigilosos, permitindo que assinaturas digitais sejam realizadas apenas em ambiente autenticado; 
  • Economia para o seu bolso: com o uso de certificados eletrônicos você pode economizar consideravelmente quando o assunto são documentações, principalmente as emitidas em cartório. Além disso, diversos trâmites podem ser feitos de casa, evitando gastos com deslocamento; 
  • Rapidez: agilidade também faz parte dos processos onde os certificados digitais são aplicados. Esqueça as filas, o trânsito ou a impressão de papelada, e faça tudo 100% online. 

Por fim, podemos concluir que ter um certificado digital faz toda a diferença para manter os seus dados e os da sua empresa seguros, além de lhe dar tempo de sobra para investir no que realmente importa.  

Aqui na Escritax nós lhe ajudamos a conseguir seu certificado digital de modo totalmente online, sem sair de casa e sem qualquer preocupação. Entre em contato conosco para saber mais! Estamos prontos para lhe auxiliar no que for preciso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima