Relatórios Gerenciais

Empresas que buscam crescimento e um bom posicionamento no mercado, precisam tomar decisões estratégicas assertivas para atingir o seu objetivo. Para que seja possível traçar as melhores estratégias, é fundamental o conhecimento aprofundado das finanças da empresa, através de informações objetivas e confiáveis sobre o seu negócio.


Os relatórios gerenciais são ferramentas fundamentais para a análise das informações financeiras de uma empresa, com eles será possível avaliar, por exemplo, o fluxo de caixa, as contas a pagar e a receber, o valor dos custos por operação e várias outras variáveis essenciais para a tomada de decisão.


Conheça neste artigo os principais relatórios gerenciais e como eles poderão te auxiliar na gestão da sua empresa.


Fluxo de Caixa


O fluxo de caixa é um relatório utilizado para acompanhar a movimentação financeira em um determinado período de tempo, onde são registradas as entradas e saídas de capital.


O registro do fluxo de caixa é indispensável para qualquer empresa, com ele o empresário pode ter todas as informações relativas ao financeiro do negócio, podendo saber com antecedência, por exemplo, se as suas receitas serão suficientes para cobrir as suas despesas da semana ou do mês.


Contas a Pagar


O relatório de contas a pagar é o registro de todos os compromissos financeiros de uma empresa, este relatório deve ser alimentado de forma recorrente, visando manter todos os registros em dia, assim o empresário evita gastos desnecessários como multa e juros por exemplo.


Este relatório também fornece informações importantes para a composição do fluxo de caixa da empresa, além disso, pode ser utilizado para tomada de decisões importantes para o negócio.


Contas as Receber


O relatório de contas a receber é o controle de todos os valores que a empresa tem a receber referente às suas vendas a prazo, com ele é possível saber todos os valores que serão recebidos pela empresa, verificar se existe algum cliente com pagamento vencido, controlar o fluxo de entrada de dinheiro, etc.


O controle das contas a receber é essencial para qualquer empresa, pois dele serão extraídas informações relevantes para a tomada de decisão e para composição do fluxo de caixa.


Demonstração dos Resultados


A Demonstração dos Resultados (DRE) é um relatório gerado pela contabilidade que permite analisar o resultado da empresa em um determinado período de tempo, nesta demonstração é possível acompanhar as receitas, as despesas, os custos e o lucro líquido que a empresa obteve.


Este documento é importante para todo tipo de empresa, com ele é possível identificar e comparar o resultado obtido com períodos anteriores, se este resultado foi ou está próximo do esperado, é possível também analisar o tamanho dos custos e despesas em relação às receitas, etc.


Ainda tem dúvida sobre este assunto? Deixe a sua pergunta nos comentários abaixo, será um prazer responde-la.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima