Olá,
Agora vou explicar como o processo para abrir uma empresa limitada é rápido, simples e confiável com o apoio da Escritax.
O prazo médio para concluirmos a abertura da empresa é de 12 a 30 dias, ou seja, em menos de um mês é possível estar com CNPJ ativo e apto para emitir nota fiscal.
Na Escritax dividimos o processo de abertura de empresa em 10 etapas:
1° Solicitar uma proposta para que a Escritax consiga verificar todas as suas necessidades;
Nesse momento um dos contadores da Escritax sanará todas as suas dúvidas e identificará quais são as melhores opções para a sua empresa.
2° Contratar a Escritax;
Depois que todas as dúvidas forem esclarecidas é necessário que você contrate os nossos serviços.
Lembrando que os nossos planos são personalizados por cliente, pois entendemos que as empresas têm necessidades diferentes e por isso não disponibilizamos valores no site.
O serviço de abertura empresarial é gratuito, somente enviaremos as taxas do governo para que você efetue o pagamento.
3° Envio de documentos e informações;
Serão solicitados os documentos pessoais dos sócios e as informações do endereço empresarial.
Os documentos devem ser enviados no formato digital, podendo ser até foto com boa qualidade.
A lista completa dos documentos será disponibilizada após a contratação.
4° Consulta de viabilidade;
A consulta de viabilidade é uma solicitação de liberação do endereço empresarial e nome da sociedade.
A Prefeitura analisa se é permitido abrir uma empresa no endereço solicitado e se o prédio está regularizado.
A Junta Comercial verifica a disponibilidade do nome empresarial, para que não haja empresas com o mesmo nome ou razão social fora dos padrões.
5° DBE;
Quando a consulta de viabilidade é liberada, iniciamos o DBE (Documento Básico de Entrada do CNPJ).
Nesse documento preenchemos as informações da empresa. Exemplo: Nome Fantasia, Valor do Capital Social, porte da empresa se será ME ou EPP ou Demais Portes, quem será o representante da empresa na Receita Federal, as informações pessoais dos sócios e o que mais for necessário.
6° Contrato Social;
O Contrato Social é um documento eletrônico assinado digitalmente, nele constam as informações da consulta de viabilidade e do DBE.
No contrato social constam as regras e as condições sob as quais a empresa funcionará e esse documento é assinado por todos os sócios, em seguida protocolado na Junta Comercial para registro.
7° CNPJ;
Após a liberação do Contrato Social automaticamente é liberado o número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e esse número possibilita o cadastro no demais órgãos, ou seja, a sua empresa já existe.
8° Inscrição Municipal/ Inscrição Estadual;
A Inscrição Municipal é o cadastro na Prefeitura da sua Cidade e esse cadastro é necessário para todas as empresas.
Em algumas cidades é necessário Alvará de Funcionamento ou Licenças, exemplo Corpo de Bombeiro, Vigilância Sanitária, Polícia Civil, Meio Ambiente, entre outras, tudo vai depender da atividade que a empresa vai prestar.
Já Inscrição Estadual é o cadastro na Receita Estadual e é necessário para as empresas de Transporte Interestadual, venda de produtos e comercialização.
9° Liberação para emissão de nota fiscal;
Com a conclusão da Inscrição Municipal e Inscrição Estadual é possível solicitar a autorização para emissão de nota fiscal. A liberação leva de 24h a 48h, super rápido.
Será necessário adquirir um certificado digital E-CNPJ para utilizar o emissor de nota fiscal disponível na plataforma da Escritax.
10° Opção pelo regime tributário.
Concluído as etapas anteriores podemos optar pelo melhor regime tributário para a sua empresa.
- Regime tributário do Simples Nacional
- Regime tributário do Lucro Presumido
- Regime tributário do Lucro Real
Mas não se preocupe, quando chegar o momento de optar por um regime tributário, vamos fazer uma análise personalizada para as suas necessidades.