fbpx

Os principais erros financeiros de médicos recém-formados

Cometer equívocos no início de carreira, quando o assunto é dinheiro, é algo relativamente comum. Por sorte, boa parte dos erros financeiros de médicos recém-formados são de baixo custo e facilmente corrigíveis. 

No entanto, em algum momento, tais erros podem gerar grandes problemas que levam tempo para serem reparados, além de prejuízos enormes para o bolso.  

À medida que um profissional aprende a gerenciar seu dinheiro e fazer melhores escolhas financeiras, o sucesso de sua carreira e negócios se torna mais concreto e evidente. Para lhe ajudar com isso, preparamos um conteúdo especial, que apontará tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Portanto, fique com a gente por mais alguns minutos! 

Erro 1: não manter um orçamento atualizado 

Sem dúvidas, um dos principais erros financeiros de médicos recém-formados é não ter (e não manter) um orçamento atualizado. Isso porque, este é um dos fundamentos de uma boa estabilidade econômica. É a base sobre a qual todo o resto deve ser construído. 

Sem um orçamento adequado, que lhe permita suprir todas as suas necessidades imediatas enquanto se prepara para o futuro, você não é capaz de ter segurança financeira. 

Por mais estranho que pareça, olhando por este lado, parece mais fácil manter um orçamento quando a sua renda é menor. Você provavelmente deve ter vivenciado isso durante a faculdade, acertamos?  

Quando a quantidade de dinheiro que temos no banco é inferior, costumamos pensar duas vezes antes de gastar com algo que não é tão necessário ou urgente. Entretanto, à medida que a nossa renda muda, aumentando exponencialmente, é normal ficarmos mais imprudentes. 

Assim, despesas aparentemente pequenas começam a se somar e até mesmo bons “poupadores” podem passar por problemas financeiros. 

Por isso, o ideal é examinar e compreender as suas receitas e despesas. Coloque na ponta do lápis os pagamentos que costumam se repetir. Faça uma lista dos gastos “não fundamentais” do seu dia a dia. Você não precisa deixar pequenos prazeres de lado, mas é fundamental, para quem acaba de se formar, ter conhecimento do que acontece com o seu dinheiro. Só assim é possível controlá-lo. 

Erro 2: mudar o seu estilo de vida completamente

Para quem passou um certo “sufoco financeiro” durante os anos de faculdade, é normal querer aproveitar quando o tão sonhado salário começa a entrar na conta.  

Mas, é preciso ser cauteloso e não ceder as tentações de uma mudança brusca no seu estilo de vida. Tenha em mente que quanto mais você receber, mais terá que pagar em taxas e tributos.  

Algumas das primeiras falhas nesse sentido são: 

  • Comprar ou alugar uma casa maior; 
  • Comprar ou trocar de carro; 
  • Passar a comer apenas fora de casa ou pedir comida por aplicativos. 

Não, nós não estamos dizendo que você não deva realizar pequenos desejos, muito menos que deva ficar na mesma casa. O que estamos dizendo, é que logo após se formar, você precisa planejar as suas prioridades. Afinal, é possível fazer tudo o que você deseja, desde que haja calma e controle financeiro. 

O seu objetivo, neste momento, deve ser encontrar um equilíbrio entre os seus gastos e as suas economias. 

Erro 3: não negociar seus contratos de trabalho 

Muitos médicos recém-formados nunca trabalharam antes de entrarem na faculdade. Por isso, pode lhes faltar uma certa intimidade quando o assunto é negociar contratos de serviço. 

Pode ser um verdadeiro desafio fazer a transição de aluno para profissional. No entanto, você não deve sentir vergonha ou intimidação na hora de fazer perguntas a futuros empregadores e contratantes. 

Negociações contratuais são um aspecto normal no processo de contratação. No entanto, não é incomum que um médico inexperiente concorde com um contrato de trabalho sem pensar, primeiramente, em seus objetivos e desejos profissionais. 

Quando não há uma revisão ou negociação, um contrato ruim pode levar a: 

  • Perda de dinheiro; 
  • Condições de trabalho insatisfatórias; 
  • Oportunidades perdidas de assumir outros trabalhos e funções. 

Desta maneira, antes de iniciar qualquer discussão com o empregador em potencial, dedique tempo para considerar o que é realmente importante para você. Nesta lista você pode incluir uma menor carga horária, salários maiores e avanço na carreira, por exemplo. 

Erro 4: não pensar na aposentadoria

Como muitos outros profissionais, os médicos recém-formados tendem a se concentrar em pagar suas dívidas o que inclui empréstimos estudantis, antes mesmo me pensar em economizar ou montar um plano de aposentadoria

Sim, aposentadoria. 

Isso vale, principalmente, para quem deseja trabalhar por conta própria ou abrir uma empresa.  

Claro, pode ser um verdadeiro desafio lidar com a responsabilidade de manter as despesas em dia, além de desenvolver e alcançar metas financeiras, como comprar uma casa ou viajar para fora do país. 

Assim, não é de se surpreender que, ao pensar em todas as suas prioridades, um plano de aposentadoria esteja no final da sua lista. 

Pode parecer assustador em um primeiro momento, mas os médicos precisam seguir uma estratégia que inclua juntar dinheiro para a velhice, uma vez que a sua vida profissional tende a começar mais tarde que os demais trabalhadores. 

Escolha um bom contador para evitar erros financeiros de médicos recém-formados 

A transição entre a fase estudante e a fase profissional pode ser um momento crítico na vida financeira de um médico. Afinal, tem muita experiência em estratégia econômica, é normal se sentir sobrecarregado e inseguro sobre o que fazer com o seu dinheiro 

Ao contar com a ajuda de um bom contador, você pode alcançar uma estratégia personalizada para manter as contas em dia. 

Embora boa parte dos médicos tenha uma vida relativamente confortável, seu caminho profissional também apresenta inúmeros desafios e contratempos. Logo, não importa em que estágio da sua carreira você esteja agora ou qual posição queira assumir daqui para frente: sempre há tempo para melhorar a sua relação com o dinheiro! 

Não importa se você é um médico recém-formado ou se está há muitos anos na área. A equipe da Escritax está pronta para lhe auxiliar durante toda a sua jornada, tornando o seu dia a dia muito mais tranquilo. Venha conversar com a gente agora mesmo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *