fbpx

Holding Patrimonial para médicos: conheça as vantagens

Como profissional da medicina, é provável que com o passar dos anos você acumule um patrimônio considerável, seja na forma de ações, imóveis ou qualquer outro bem material. Mas, com uma vida corrida, será que haverá tempo para cuidar de tudo por conta própria? É aí que entra o que chamamos de “holding patrimonial para médicos”

Embora a palavra holding seja muito associada à área empresarial, é possível utilizar seu conceito para garantir a segurança e um bom planejamento de tudo o que você adquirir durante a vida. Ou seja, seu patrimônio pessoal.  

Ficou curioso para saber como isso funciona? Então, tire alguns minutos do seu dia e confira este conteúdo especial sobre o assunto. Vamos começar? 

Afinal, o que é uma holding

Antes de mais nada, precisamos analisar o sentido da palavra holding. Nesse caso, a expressão em questão vem do verbo inglês to hold, que significa “segurar”. 

Desta maneira, podemos dizer que uma holding é uma espécie de empresa que detém a maioria das ações de outras empresas. Faz sentido para você? 

Bem, o foco desse tipo de empresa é simplesmente administrar (ou controlar) um ou mais negócios, participando ativamente de suas gestões e políticas internas.  

Entre os ativos que costumam ser adquiridos e controlados por uma holding estão: 

  • Imóveis; 
  • Ações; 
  • Títulos; 
  • Fundos de investimento; 
  • Direitos autorais; 
  • Patentes; 
  • Marcas registradas. 

Assim, é preciso deixar claro que uma única holding passa a representar todas as empresas que fazem parte de seu portfólio, independentemente de seu tamanho ou setor.  

Então, para que serve exatamente uma holding patrimonial? 

De modo simples, podemos afirmar que uma holding patrimonial é uma empresa criada com o objetivo de administrar bens, sejam eles de uma única pessoa ou de várias.  

Assim, quando se cria uma empresa como essa, bens pessoais como imóveis, investimentos, veículos e ações, por exemplo, deixam de pertencer a pessoa que os adquiriu e passam a ser propriedade da holding. O resultado? Administrar o patrimônio se torna algo menos custoso. 

Mas, vale lembrar que as coisas não são feitas de “qualquer jeito”. Isso porque, uma holding patrimonial apresenta tanto capital quanto objeto social definidos, além de ter seu contrato devidamente registrado na Junta Comercial.  

Quais as vantagens de uma holding patrimonial para médicos? 

Agora que já sabemos exatamente o que é uma holding, chegou a hora de entendermos as vantagens da holding patrimonial para médicos. Então, fique de olho: 

  1. Redução da tributação 

A redução da tributação acontece porque a renda resultante da gestão de bens, por parte de uma holding patrimonial para médicos, é menos impactada do que a gestão feita por pessoa física.  

Desta forma, se utilizamos uma holding para vender ou comprar imóveis, por exemplo, os impostos pagos são consideravelmente menores. 

Mas, isso é legalmente possível? Sim! Todo o processo que envolve a holding é juridicamente válido, desde que esteja dentro de um contexto de planejamento tributário, também conhecido como “elisão fiscal”.  

  1. Proteção patrimonial 

Ao separar o patrimônio pessoal do empresarial, uma holding oferece ao médico muito mais segurança contra ocasionais problemas, como dívidas e litígios.  

  1. Planejamento sucessório 

Através de um planejamento sucessório é possível definir, de forma antecipada, de que maneira os bens pessoais serão transferidos para seus herdeiros, o que evita conflitos judiciais. 

  1. Flexibilidade 

Uma holding patrimonial para médicos também oferece maior flexibilidade no gerenciamento de ativos, bem como na realização das mais diversas operações.  

Existe mais de um tipo de holding patrimonial? Quais são eles? 

No geral, podemos dizer que existem quatro tipos principais de holding patrimonial. Cada um deles, claro, varia de acordo com as necessidades de seu investidor. Vamos analisá-los abaixo: 

  • Holding familiar: é uma estrutura empresarial voltada para a gestão de patrimônio familiar, como o próprio nome sugere. Nela, há o envolvimento de vários membros da família; 
  • Holding pura: tem como atividade principal realizar administração de bens e direitos de seu proprietário/titular, mas sem exercer atividade produtiva; 
  • Holding de participações: seu objetivo é a participação no capital social de outras empresas, visando controlar cada uma delas, ou ainda, obter rendimentos; 
  • Holding mista: realiza, além da administração de patrimônio, atividades produtivas, como investimentos e gerenciamento das empresas. 

O que é preciso para criar uma holding patrimonial para médicos? 

No Brasil, atualmente, tanto a criação quanto a atuação de uma holding patrimonial estão sujeitos às normas fiscais e societárias vigentes. Por isso, é fundamental conhecer todas as leis e regulamentações ligadas ao meio empresarial e às atividades de holding no geral. 

Um passo importante para isso é verificar toda a documentação necessária. Nesse caso, a lista engloba, por exemplo: 

  • Contrato social; 
  • Registro na Junta Comercial; 
  • Inscrição nos órgãos fiscais; 
  • Inscrição nos órgãos previdenciários. 

Além disso, é preciso separar os documentos pessoais de todos os sócios e dos bens que farão parte do patrimônio da empresa.  

O processo de constituição de uma holding patrimonial para médicos ainda envolve a elaboração de documentos societários, obtenção de alvarás e licenças, e registro da empresa nos órgãos competentes. Para isso, o mais indicado é buscar a ajuda de um advogado especializado no assunto.

Não ignore os benefícios que uma holding patrimonial pode trazer para você 

Como vimos durante todo este conteúdo, uma holding patrimonial pode ser um caminho estratégico e extremamente valioso para médicos que desejam proteger e gerenciar seu patrimônio. Isso porque, além de oferecer benefícios fiscais, esse tipo de processo garante um bom planejamento sucessório e maior segurança para seus bens.  

Entretanto, é indispensável buscar a ajuda de profissionais especializados no assunto antes de tomar qualquer decisão relacionada ao tema. Afinal, é o seu investimento que está em jogo. Portanto, não pense duas vezes e consulte tanto um advogado quanto contadores experientes e de confiança. 

Assim, você evita riscos desnecessários e garante a legalidade do procedimento. Combinado? 

Precisando de ajuda com a sua empresa médica? Então, não perca tempo e entre em contato agora mesmo com o time da Escritax! Estamos prontos para lhe ajudar no que for preciso, tirando todas as suas dúvidas contábeis com toda a atenção que você merece e precisa.  

Para isso, basta nos chamar no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *