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Qual o perfil dos pacientes que procuram atendimento online?

A cada dia mais e mais pessoas se rendem ao mundo digital para coisas fundamentais, como a busca por produtos e serviços. Prova disso é o estudo divulgado no início do ano pela Octadesk, onde 61% dos entrevistados dizem que preferem comprar pela internet. Logo, é muito importante que profissionais da saúde realizem atendimento online, se aproximando destes consumidores. 

Mas, não pense que esse é um público formado apenas por jovens, experts em tecnologia. Na verdade, os pacientes que buscam por uma consulta sem sair de casa pertencem aos mais variados grupos…e você precisa saber como alcançar cada um deles, certo? 

Portanto, se este é um assunto que lhe interessa, tire alguns minutos do seu dia e confira o artigo especial que preparamos a seguir. Vamos começar? 

Pontos importantes para conhecer seu público-alvo 

De um modo geral, podemos dizer que mudanças muito importantes ocorreram no comportamento e expectativas dos pacientes ao longo do tempo. Segundo dados do Consulta Remédios, obtidos através de pesquisa recente, é possível afirmar que: 

  • Cerca de 94,4% dos brasileiros entrevistados utilizam a internet para buscar informações sobre saúde; 
  • Grande parte destas buscas são referentes a sintomas e tratamentos de doenças, informações sobre medicamentos e bulas; 
  • 63% dos entrevistados consideram fundamental que o conteúdo publicado na internet tenha sido criado ou revisado por um profissional da saúde; 
  • Ao menos 25,2% não ficam satisfeitos com as informações passadas pelos profissionais durante os atendimentos presenciais, o que os leva a realizar buscas online para entender melhor as doenças; 
  • 29,4% pesquisam sobre saúde com frequência, mesmo antes de se consultarem. 

Se analisarmos com atenção esses pontos, podemos concluir que prestar atendimento online pode facilitar o acesso a informações confiáveis. Afinal, este é um processo que liga, de maneira rápida, pacientes e profissionais da saúde.  

Principais características de quem procura atendimento online 

Entre as principais características do consumidor da área da saúde estão: 

  • Necessidade de ter uma experiência personalizada por parte dos profissionais; 
  • Transparência em relação aos custos das consultas; 
  • Acesso aos cuidados de saúde onde e quando quiserem; 
  • Conveniência para resolver problemas como o longo tempo na sala de espera e no trânsito. 

Com acesso à internet de onde estiver, o perfil do paciente moderno se volta para a facilidade e comodidade, mas sem deixar de lado a qualidade do atendimento.

Mas, afinal, como alcançar esse novo perfil de paciente?

O paciente digital hoje tem um grau crescente de influência. Isso ocorre porque a faixa etária desse grupo lhe confere uma ampla capacidade de tomada de decisão, não apenas escolhendo seus próprios serviços e produtos, mas também influenciando as decisões de quem está à sua volta. 

O que isso significa em termos práticos? Que para conquistar este público é necessário marcar presença online.  

Claro, muitos profissionais já entenderam isso. Então, como se destacar e fornecer aos pacientes as informações que eles procuram, gerando um resultado positivo e atraindo um público maior para o seu consultório “virtual”? É o que descobriremos a seguir!

Checklist para atrair pacientes que buscam por atendimento online 

Abaixo, listamos algumas ações que você deve seguir para atrair um maior número de pacientes que costumam procurar atendimento online. Lembre-se que, no geral, esse é um público que já está na web e, por isso, busca um modo de cumprir suas tarefas sem sair de casa, com o máximo de praticidade.  

Vamos começar:

1. Opiniões

As opiniões são, claramente, o elemento mais importante no perfil de um profissional da saúde e o que mais influencia as decisões dos pacientes, especialmente na internet. 

Logo, nesse ponto, o segredo é equilibrar opiniões e, acima de tudo, demonstrar o envolvimento do especialista com os comentários que ele recebe.  

A capacidade de resposta é percebida pelos usuários como uma expressão do comprometimento e interesse do profissional. Assim, é fundamental ler e interagir com os usuários, mesmo que exista alguma opinião negativa. 

2. Preços

Como os valores das consultas variam consideravelmente de acordo com a especialidade, a lista de preços também é uma informação vista com muita importância.  

Informar pelo menos o valor do primeiro atendimento online, para que o usuário possa planejar melhor suas despesas, passa uma imagem de transparência na relação profissional-paciente. 

3. Lista de serviços 

O mesmo vale para a listagem de serviços. É muito comum que os pacientes identifiquem um sintoma, mas não saibam em qual especialista procurar tratamento. Se você detalhar os tratamentos realizados, estará colaborando com as pesquisas de usuários e ajudando-os na tomada de decisões. 

4. Foto de perfil 

A foto do perfil (seja em redes sociais ou plataformas de pesquisa de profissionais da saúde) é o primeiro elemento que o paciente vê quando conhece um especialista. 

A imagem contribui para que este profissional seja identificado e reconhecido, assim como acontece com uma marca, por exemplo.  

Saber como a pessoa que irá lhe atender é, antes mesmo de entrar em um atendimento online, garante uma sensação de segurança e confiança. 

5. Experiência 

Para boa parte dos pacientes que procuram por consultas online, a experiência profissional e a formação são fundamentais na hora de decidir por um especialista. 

O motivo? Estes são dados capazes de gerar um sentimento de que você está “em boas mãos”. Portanto, não se esqueça de colocar em seus perfis o maior número de referências possíveis, desde empregos formais até trabalhos voluntários em sua área. 

Como você pode notar, o processo de procura por um profissional que realize atendimentos online está diretamente relacionado ao número de informações que se pode encontrar sobre ele na internet. 

Lembre-se que durante a última pandemia, os hábitos de consumo foram alterados, gerando uma enorme migração para o universo digital.

Mesmo após esse período, podemos observar que pouco mudou com relação a isso. Afinal, as pessoas conheceram e se acostumaram com a facilidade de poderem fazer praticamente tudo sem saírem de casa. 

Portanto, se você deseja alcançar esse público, siga os passos citados neste artigo e garante uma presença forte nas mais diversas plataformas. Combinado? 

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