O setor da saúde gera milhões de novos dados todos os anos. Quanto mais rápido esses dados são gerados, maior a demanda por armazenamento e segurança dessas informações. Mas, como conseguir acompanhar um fluxo tão frenético? Através da contratação de um profissional de CMIO!
No entanto, não se engane. Embora tal profissional exerça um papel fundamental no que podemos chamar de “informática da saúde”, ele não fica restrito a uma única profissão. Afinal, para atuar na área é fundamental ter conhecimentos médicos.
Ficou curioso para saber um pouco mais sobre o assunto e descobrir o que um CMIO faz exatamente? Sem problemas! Basta continuar com a gente por mais alguns minutos.
Um gerente, um médico e um especialista em TI
À primeira vista, pode parecer que estamos falando sobre três pessoas diferentes, não é mesmo? No entanto, trata-se de um único profissional: um CMIO, ou um Diretor Médico de Informação, como também é conhecido.
Um CMIO, geralmente, é um médico que se interessa profundamente por novas tecnologias da área da saúde. Esse cargo não exige, necessariamente, uma formação específica, mas costuma pertencer aos apaixonados pelos avanços digitais do setor.
Na maioria das organizações onde atuam, os CMIOs continuam trabalhando como médicos e cuidando de seus pacientes. Entretanto, as suas competências adicionais incluem comandar uma verdadeira transformação digital no local.
Claro, podemos encontrar profissionais de CMIO apenas com diploma de TI. Mas, os frequentes conflitos entre as necessidades pessoais dos médicos e as ferramentas implementadas aleatoriamente na administração de hospitais e clínicas nos mostra que é preciso ir além.
Assim, o médico CMIO é capaz de ligar dois mundos completamente diferentes: tecnologia e saúde.
Certo, mas o que um profissional de CMIO faz exatamente?
Em termos práticos, um CMIO é um defensor da digitalização de qualquer tipo de dado médico. O seu objetivo, desta maneira, é encontrar um equilíbrio entre a usabilidade dos sistemas de TI e as necessidades dos utilizadores finais. Ou seja, os médicos e demais profissionais de saúde.
Além disso, um CMIO busca melhorar a experiência do usuário, maximizando os benefícios das soluções digitais implementadas e garantindo que todos os profissionais do setor sejam incluídos na transformação digital.
Dessa forma, podemos dizer que um Diretor Médico de Informação cuida para que a infraestrutura de TI suporte os fluxos de trabalho e a jornada dos pacientes, facilitando a execução das atividades internas de uma empresa do setor.
Conheças as principais competências de um profissional de CMIO
Entre as principais competências atribuídas a um profissional de CMIO, estão:
- Projetar e integrar sistemas de TI em departamentos médicos;
- Analisar o uso da tecnologia de forma contínua (verificando registros eletrônicos de saúde para determinar seu impacto no atendimento ao paciente, por exemplo);
- Estabelecer os padrões de utilização de terminologias médicas internas;
- Treinar médicos para que estes possam usar softwares;
- Encontrar as melhores ferramentas digitais a serem implementadas;
- Cooperar com executivos e diretores na transformação digital estratégica;
- Monitorar a qualidade dos dados de entrada e os gargalos em processos administrativos, e clínicos, relacionados a sistemas de TI ou ausência de tais sistemas;
- Consultar eventuais problemas causados pelas ferramentas informáticas implementadas;
- Identificar rapidamente potenciais lacunas na proteção de dados;
- Melhorar a qualidade dos processos clínicos através da implementação de soluções adequadas de e-health (inovações tecnológicas voltadas para a área da saúde);
- Prestar treinamentos e consultorias.
Quais habilidades sociais um profissional de CMIO precisa possuir?
As famosas soft skills são competências que demonstram produtividade, criatividade e colaboração. Por isso, é fundamental que um profissional de CMIO possua:
Habilidades de pensamento analítico
Especialistas da área trabalham e analisam conjuntos de dados complexos. Isso requer competência técnica e uma compreensão aguçada de como as tendências e padrões podem impulsionar as tomadas de decisão.
Habilidades de comunicação
Uma comunicação eficaz tem um efeito positivo sobre o desempenho de uma organização de saúde. Especialistas de CMIO devem preenchem a lacuna a análise técnica de dados clínicos e a liderança do sistema médico.
Curiosidade
Especialistas em informática da saúde trabalham em vários ambientes, como hospitais, clínicas especializadas e companhias de seguros. Para se darem bem em todos eles, os eles devem se comprometer com a aprendizagem ao longo da vida. Afinal, a tecnologia e os cuidados de saúde evoluem rapidamente.
Ética
Os CMIOs trabalham com dados confidenciais dos pacientes. Logo, é preciso que eles trabalhem de maneira ética. Inclusive, é de extrema importância que os mesmos se mantenham longe de redes sociais e smartphones durante o horário de serviço.
CMIOs geram valor para hospitais e organizações de saúde
Nos últimos anos, à medida que as organizações de saúde adotam e dependem de tecnologias mais sofisticadas, os sistemas hospitalares têm uma maior necessidade de gerir e analisar grandes quantidades de dados, principalmente para melhorar a eficiência dos atendimentos e o cuidado com os pacientes.
Como especialistas em dados de saúde, os Diretores Médicos de informação são capazes de prever tendências, ajudar a definir metas organizacionais, entender e controlar os gastos, melhorar o bem-estar e o atendimento aos pacientes, e garantir que os hospitais operem com mais competência do que nunca.
Os CMIOs também ajudam a organização a lidar melhor com comportamentos fraudulentos e crimes cibernéticos (um problema que custa milhões de reais ao setor todos os anos).
Além disso, com sua experiência combinada em saúde e tecnologia da informação, os CMIOs podem usar os sistemas de informações clínicas para obter conhecimento dos erros de cobrança, e até mesmo para ajudar médicos e trabalhadores da clínica a se manterem atualizados.
Onde um CMIO costuma atuar?
Enquanto qualquer organização de saúde pode ter uma posição de CMIO dentro de sua equipe executiva, esses mesmos profissionais da área da informação são críticos para hospitais e grandes centros médicos. Afinal, seu papel é fundamental para ajudar a gerenciar e analisar conjuntos de dados robustos, impulsionar a eficiência dentro dos atendimentos e impor protocolos de privacidade e comunicação.
Geralmente, um Diretor Médico de Informação precisa estar entre o quadro de funcionários de:
- Hospital e sistemas de saúde;
- Empresas de informática voltada para a saúde;
- Laboratórios de pesquisa;
- Empresas de segurança da informação;
- Empresas de tecnologia médica;
- Organizações de saúde pública;
- Empresas de software médico;
- Empresas de seguros de saúde;
- Agências governamentais;
- Clínicas médicas e consultórios;
- Instalações de cuidados de longa duração;
- Empresas de faturamento médico;
- Empresas de supervisão médica.
Um CMIO fará a mesma coisa em todas as empresas de saúde?
A resposta é não. Afinal, hospitais, clínicas e demais organizações do setor possuem suas próprias particularidades e demandas.
Em termos gerais, um Diretor Médico de Informação pode reportar-se diretamente ao diretor de uma determinada organização ou ao seu principal especialista em informações e dados.
Agora, o que deve acontecer em todos os casos, é a construção de uma relação de confiança entre os funcionários e o profissional de CMIO.
E é exatamente por essa razão que este deve ser um indivíduo que possua forte autoridade quando o assunto é conhecimento clínico e tecnológico, mas sem deixar a empatia de lado, pois é preciso compreender os desafios relacionados à equipe médica.
Deste modo, podemos dizer que a função de um profissional de CMIO é flexível e varia de uma organização médica para outra. Em grandes hospitais, aliás, ela também pode incluir a concepção conjunta de ferramentas de business intelligence, que apoiam o processo de tomada de decisão clínica.
Em ambulatórios de menor dimensão, por outro lado, o principal objetivo é harmonizar as soluções de TI com os procedimentos internos, apoiar o pessoal na resolução de problemas relacionados com software e construir uma cultura de trabalho inovadora.
E aí, gostou de descobrir um pouco mais sobre essa profissão do futuro?
Se você é médico ou CMIO e precisa de ajuda com a contabilidade do seu negócio, não pense duas vezes e entre em contato com a Escritax. Estamos prontos para lhe ajudar e facilitar a sua vida!