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Saiba tudo sobre SPED fiscal

Que o empreendedor brasileiro sofre com a burocracia, todo mundo já sabe. Agora, você sabia que existem algumas iniciativas que tem como objetivo facilitar a vida dessa parcela da população? Uma delas é o SPED fiscal.  

Conhecida como uma das mais abrangentes e detalhadas obrigações fiscais que uma empresa precisa entregar ao governo, o SPED fiscal facilita as declarações do Fisco, já que envolve diversos registros de movimentação em um só lugar. 

Se você ainda está confuso com o tema e quer descobrir mais sobre esse sistema, fique tranquilo! Nós, da Escritax, preparamos um resumo completo para você. Então, fique com a gente e boa leitura! 

Entenda o que é o SPED 

SPED nada mais é do que a sigla para Sistema Público de Escrituração Digital. Resumidamente, esta é uma iniciativa do Governo Federal que visa simplificar os processos de arquivamento, envio e validação de todas as obrigações que envolvem o pagamento de impostos das empresas (pessoas jurídicas). 

Em síntese, tudo isso é possível graças a integração fiscal entre os municípios, estados e a União, que ocorre através desse mesmo sistema.  

No geral, os principais objetivos do SPED são racionalizar e unificar as obrigações dos empreendedores através de uma transmissão única, além de acelerar a identificação de bons e maus pagadores quando o assunto é tributação. 

Proposto pela Lei 9.989/2000, que previa a modernização da gestão tributária e aduaneira, o SPED foi efetivado apenas em 2007, após um avanço considerável do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

Conhecendo os módulos do SPED

O Sistema Público de Escrituração Digital é composto de diversos módulos que visam centralizar as entregas e obrigações das empresas (e de seus contadores). Tais módulos devem ser entregues levando em consideração o setor ou departamento de cada negócio. São eles: 

  • SPED Contábil ou ECD (Escrituração Contábil Digital); 
  • SPED Financeiro ou ECF (Escrituração Contábil Fiscal Digital); 
  • SPED Fiscal ou EFD ICMS IPI (Documentos Fiscais Eletrônicos); 
  • SPED PIS COFINS ou EFD Contribuições; 
  • Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e); 
  • Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e); 
  • Nota Fiscal Eletrônica (NF-e); 
  • Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e); 
  • EFD-Reinf; 
  • E-Financeira; 
  • E-Social; 
  • Central de Balanços. 

Afinal, quem é obrigado a entregar o SPED fiscal? 

O SPED fiscal é obrigatório para todos os contribuintes do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).  

Na dúvida, você pode consultar se esta é uma obrigatoriedade para o seu negócio através do site da Secretaria da Fazenda do seu estado ou, simplesmente, conversando com o seu contador

A princípio, as empresas que possuem o SPED como uma de suas obrigações são divididas em três categorias: 

  • Perfil A: deve apresentar os registros de forma mais detalhada; 
  • Perfil B: deve tratar as informações de forma sintética, apresentando dados por período (diário e mensal); 
  • Perfil C: implementado a partir de 01/01/2013, prevê a apresentação de escriturações mais simplificadas. 

Vale lembrar que as Empresas de Pequeno Porte e as Microempresas não precisam realizar a entrega do SPED fiscal, como informa a Lei Complementar 123/06. 

Como o SPED fiscal funciona? 

É através da produção mensal de um documento digital, contendo informações importantes para a Receita Federal e o Fisco, que as empresas podem gerar o SPED fiscal. Essas informações, aliás, envolvem a escrituração de diversos documentos fiscais, recursos, registros de apuração de impostos e dados sobre operações realizadas.  

Assim que ficam prontos, esses arquivos são enviados ao Programa Validador e Assinador (PVA), fornecido pelo próprio SPED. É preciso ficar atento, pois a assinatura realizada no PVA exige que o empresário possua uma certificação A1 ou A3. 

Após a entrega do SPED fiscal, a empresa realiza a escrituração dos seguintes livros: 

  • Livro Registro de Entradas;  
  • Livro Registro de Saídas;  
  • Livro Registro de Inventário;  
  • Livro Registro de Apuração do IPI;  
  • Livro Registro de Apuração do ICMS;  
  • Documento Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente – CIAP;  
  • Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque.  

Afinal, quais as vantagens do SPED? 

Em suma, utilizar o SPED fiscal traz uma série de vantagens para as empresas. Afinal, o objetivo do sistema é realmente otimizar os processos. Além disso, ele garante mais eficiência, reduzindo possíveis perdas financeiras.  

Entre os principais benefícios do SPED, estão: 

  1. Redução do uso de papel 

O sistema em questão consegue reunir e enviar diversos arquivos em formato digital. Ou seja, não há a necessidade de utilizar papel. O resultado é um negócio mais sustentável e com maior economia, já que há a diminuição de gastos com papel, tinta e armazenamento; 

  1. Segurança em primeiro lugar

Todos os processos realizados utilizando o SPED são extremamente seguros, já que este é um sistema criado por uma Instituição Federal, sendo testado incansavelmente.  

  1. Acesso rápido às informações 

Quanto mais tempo é gasto para encontrar uma informação da sua empresa, menos eficiente ela se torna. O que, por sua vez, impacta diretamente nos resultados e no posicionamento da marca. 

Por outro lado, qualquer dado pode ser encontrado em questão de minutos utilizando o SPED.  

  1. Combate à sonegação  

Outro benefício quando o assunto é o uso do SPED diz respeito ao combate à sonegação de impostos.  

Isso porque, quando o empresário utiliza o sistema, a declaração de todos os gastos é feita de forma muito mais eficiente. Ou seja, os problemas relacionados ao não pagamento dos impostos, por exemplo, são reduzidos drasticamente.  

Considerações finais

Acima de tudo é preciso ressaltar que as contribuições das empresas não são alteradas por serem entregues de maneira digital. O mesmo acontece com a necessidade de produzir, manter e armazenar os livros, documentos e registros, de acordo com o tempo previsto por lei.  

Além disso, apesar das facilidades do sistema, o mais indicado é que você busque a ajuda de um contador experiente para lhe auxiliar, evitando erros que podem impactar na produtividade do seu negócio. 

Por fim, tenha em mente que o SPED é uma solução digital para que a contabilidade fique mais clara, rápida e objetiva, tanto para você quanto para os órgãos fiscalizadores.  

Precisando de ajuda para compreender e começar a utilizar o SPED fiscal? Então, basta entrar em contato com a Escritax hoje mesmo! Vamos desburocratizar seu negócio juntos? 
 

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