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Como o disparo de e-mail marketing pode facilitar a vida dos dentistas?

Você sabia que, diariamente, são enviados cerca de 8,32 bilhões de e-mails apenas no Brasil? Não, você não leu errado. São realmente bilhões. Quem nos mostra este dado é a Statista, com base em um levantamento realizado no final de 2021. 

Ainda segundo a plataforma de pesquisas, 41% das empresas que realizam disparo de e-mail marketing afirmam que este é o melhor canal para oferecer seus produtos e serviços. Um número realmente impressionante se pensarmos na simplicidade do processo, não é mesmo? 

Mas, afinal, como essa ferramenta pode facilitar a vida dos dentistas? É possível conquistar novos pacientes e manter os atuais apenas fazendo uso desta tecnologia? É o que vamos descobrir no conteúdo a seguir. Vem com a gente! 

6 razões para todo dentista utilizar e-mail marketing 

Como mencionamos logo no início deste artigo, bilhões e mais bilhões de e-mails são enviados diariamente. Em média, um consumidor ativo recebe cerca de 80 mensagens eletrônicas a cada 24 horas, que vão desde promoções aos detestados spans (conteúdos não solicitados pelos usuários). 

Agora, pense por um minuto. Quais e-mails você costuma abrir regularmente? Bem, é provável que a sua conclusão seja “os que me trazem algum benefício, como a resolução de um problema ou a resposta de uma pergunta”, acertamos? 

É aí que entra o famoso “pulo do gato”! Muitas pessoas podem não gostar de ir ao dentista, mas precisam. Logo, ao focar em conteúdos de e-mail que abordem as dores e dúvidas de seus pacientes, você provavelmente terá sucesso.  

Ainda não está convencido? Então, confira uma lista com seis motivos para você adotar o disparo de e-mail marketing como uma forte estratégia para o seu negócio! 

1. Os e-mails ajudam você a se destacar na sua área 

O disparo de e-mail marketing pode lhe ajudar a manter seus pacientes atuais por perto, lembrando-os de que você existe.  

O simples ato de se comunicar com eles, de forma consistente, já pode aumentar as referências sobre o seu trabalho e as chances de que exista uma segunda ou terceira visita ao seu consultório. 

2. O uso de e-mail marketing lhe posiciona como especialista 

A ideia é utilizar o disparo de e-mail marketing para criar uma reputação no mercado – o que é especialmente importante se você estiver no início de carreira.  

Ao compartilhar conteúdos mostrando seus conhecimentos e experiência no campo, os pacientes o verão como um profissional mais confiável. Vale lembrar que este conteúdo pode ser tanto de fontes conhecidas quanto de autoria própria, ok? 

3. E-mails mantém seus pacientes atualizados 

O e-mail marketing é a maneira ideal de avisar aos seus pacientes sempre que algo acontece no seu consultório (seja a entrada de um novo funcionário ou a realização de novos procedimentos, por exemplo). 

Claro, você não deve “poluir” a caixa de entrada do seu público, mas enviar pequenas atualizações semanais, quinzenais ou mensais gera um sentimento de urgência, fazendo com que as pessoas esperem pelas suas mensagens. 

4. O uso de e-mail marketing é econômico 

O retorno do investimento em e-mail marketing pode ser significativo e crescer rapidamente, principalmente entre o público mais velho. Além disso, há pouco investimento inicial, já que criar e enviar as mensagens eletrônicas custa centavos (embora cobre um certo tempo do profissional). 

Ou seja, mesmo com um orçamento baixo, você pode causar um grande impacto no seu público-alvo.  

5. O disparo de e-mail marketing constrói a lealdade do paciente 

Uma lista de e-mails é uma maneira poderosa de atrair novos pacientes e manter os atuais. Você pode usá-la, por exemplo, para que seus assinantes saibam o que acontece em seu consultório, quais os novos serviços prestados e se há alguma promoção no valor dos atendimentos.  

Uma boa ideia é oferecer um desconto para pacientes que não aparecem faz algum tempo. Pense nisso! 

6. Sua credibilidade aumenta

Enviar um e-mail após uma consulta oferece a oportunidade de o paciente fornecer um feedback. Com essa “opinião” em mãos, você pode melhorar aspectos do seu atendimento, mostrando a ele que ouve e se importa com o ele que diz, o que fortalece o relacionamento comercial. 

Quanto mais forte é a relação paciente-profissional, maior é a chance de que você receba depoimentos positivos sobre o seu trabalho em plataformas como o Google Meu Negócio. O resultado? Maior credibilidade. 

Tipos de e-mail marketing que você pode enviar aos seus pacientes 

Agora que você já sabe o quanto o disparo de e-mail marketing é vital para a sua empresa odontológica, chegou a hora de conhecer alguns tipos de mensagens que você pode enviar ao seu público. Acompanhe: 

E-mail de boas-vindas 

O e-mail de boas-vindas é, sem dúvida, um dos e-mails mais importantes que você pode enviar aos seus pacientes. Isso porque, ele define o tom do seu relacionamento e permite que você apresente sua marca a eles.  

Um e-mail marketing de boas-vindas pode incluir a criação de uma conta em sua clínica odontológica, o download de material educacional sobre cuidados dentários ou a marcação de uma consulta. 

Para aumentar as chances de um paciente agendar sua primeira avaliação, também vale a pena adicionar uma oferta promocional ao conteúdo. 

E-mail sobre novos serviços 

Com este e-mail, você pode apresentar novos serviços aos seus pacientes. Por exemplo, se você estiver introduzindo um método inovador de clareamento dos dentes, poderá criar um e-mail explicando como ele funciona, para quem é indicado e quais os seus benefícios. 

Você também pode incluir uma promoção por tempo limitado no e-mail, como um desconto de 20% para os primeiros 100 pacientes ou um produto de manutenção gratuito.  

Essa é uma excelente ideia, já que as ofertas limitadas criam um senso de urgência e agem como um “gatilho de compra”.

E-mail educacional

Os e-mails educacionais servem para duas coisas: criar credibilidade e agregar valor. Portanto, fornecer conteúdo personalizado aos seus pacientes por e-mail os ajuda a vê-lo como mais do que apenas um dentista.  

Ao fornecer materiais de instrução, você mostra que sabe do que está falando. Isso significa que os assinantes podem contar com você para obter aconselhamento especializado em atendimento odontológico. 

Como dentista, você precisa ter em mente que o disparo de e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para a conquista de novos pacientes e para manter os atuais. Por isso, não tenha medo de inovar e aproveite as vantagens que essa técnica tem para lhe oferecer. Combinado? 

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